Recém-incluído na lista dos 100 mais ricos empresários brasileiros, o cearense José Roberto Nogueira, de 56 anos, está na revista Forbes deste mês, que o cita como de uma fortuna calculada em R$ 4,8 bilhões.

Cearense José Roberto Nogueira, CEO da BrisaNet - Foto: Reprodução/InternetCearense José Roberto Nogueira, CEO da BrisaNet - Foto: Reprodução/Internet

Sobre ele, a Forbes publicou o seguinte:

“Autodidata, José Riberto deixou sua cidade natal (Pereiro) na zona rural do Ceará aos 21 anos para trabalhar na Embraer, em São Paulo.

“Em 1998, fundou a Brisanet, maior provedora independente de internet e fibra ótica do Brasil, que fez IPO (lançamento inicial de ações) em julho.

“A empresa soma 14,4 mil quilômetros de infraestrutura de backbone (esquema de ligações entrais de um sistema de redes) e atende Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas”.

O nordestino que cresceu em meio a seca viu o mundo através da tela pela primeira vez aos 17 anos. Foi assistindo ao programa Cosmos, do cientista Carl Sagan, que Roberto percebeu o quão vasta era a vida além do sertão. Mais tarde ele seria pioneiro na implementação da internet via rádio no país e foi responsável por levar conexão via fibra óptica a milhares de casas e famílias do semiárido do nordeste.

Fonte: Diário do Nordeste