CEIR- Centro de Diagnóstico já realizou 260 mil exames realizados pelo SUS

Centro de Diagnóstico completa 11 anos com mais de 260 mil exames realizados pelo SUS

Centro de Diagnóstico da Associação Reabilitar completa 11 anos | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O estudante Alexandre Matheus Rocha Ribeiro, de 15 anos, está prestes a passar por um procedimento cirúrgico para remoção de amígdalas e adenoide. Antes da cirurgia, ele precisa realizar alguns exames pré-operatórios pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Sua mãe, a técnica de enfermagem Maria do Socorro Ribeiro, de 47 anos, conseguiu agendar a tomografia da face solicitada pelo médico para o Centro de Diagnóstico da Associação Reabilitar. 

 Centro de Diagnóstico da Associação Reabilitar completa 11 anos 

“Desde pequeno, Alexandre roncava muito e sempre fez acompanhamento com otorrinolaringologista, mas eu tinha receio dele fazer a cirurgia muito novo. Quando completou 13 anos, retornamos ao médico, que constatou que suas amígdalas estavam crescendo e o problema da adenoide também tinha avançado. Decidimos realizar a cirurgia, mas veio a pandemia, e só agora retomamos o acompanhamento”, destaca a técnica de enfermagem.

100 TIPOS DE PROCEDIMENTOS 

Há 11 anos realizando mais de 100 tipos de procedimentos e exames, o Centro de Diagnóstico funciona dentro do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) em parceria com o Governo do Estado. O local já realizou mais de 260 mil atendimentos através do SUS, 18 mil deles só no ano passado. Procedimentos como tomografia computadorizada, mamografia – no único mamógrafo adaptado para pessoas com deficiência do Piauí, ressonância magnética, radiografia e ultrassonografia, além de exames laboratoriais, pneumológicos e urológicos são realizados diariamente.

Centro de Diagnóstico da Associação Reabilitar completa 11 anos 

“Temos equipamentos de última geração e 32 profissionais especializados, que garantem rapidez, conforto e segurança aos pacientes. No caso dos pacientes do Ceir, o Centro de Diagnóstico ainda traz a vantagem da praticidade, já que tudo funciona no mesmo prédio, garantindo mais agilidade ao tratamento de reabilitação”, destaca o superintende executivo da Associação Reabilitar, Aderson Luz.

Além dos pacientes atendidos no Ceir, o Centro de Diagnóstico atende qualquer pessoa que precise realizar os procedimentos e exames disponíveis, 100% por meio do SUS, Iapep e outros.

“Consegui marcar o exame do Alexandre no postinho de saúde do meu bairro, Real Copagre. Chegando aqui no Ceir, fui surpreendida com a estrutura de todo prédio e com a educação dos funcionários, que nos atenderam e nos orientaram muito bem”, acrescenta Maria do Socorro Ribeiro.

SOLICITAÇÃO DE EXAMES 

A supervisora do Centro de Diagnóstico, Joseilda Santos, explica que para ter acesso aos serviços, os usuários devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa e solicitar os exames ao médico da família. “Na própria UBS, o paciente deve se dirigir ao setor de marcação e solicitar que os exames sejam marcados para o Ceir”, orienta.

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

Em setembro de 2021, o Centro de Diagnóstico recebeu um novo aparelho de ressonância magnética de alta tecnologia, possibilitando agilizar o tempo das sequências e mantendo a qualidade das imagens, através dos recursos de última geração. Só no ano passado, foram realizados 2.841 exames de ressonância magnética.

O equipamento é um dos mais modernos do Piauí e tornou a realização de exames com sequências mais curtas e fluxo de exames mais eficientes. Os exames estão com maior resolução e com sequências adicionais e diferenciadas, que possibilitam um diagnóstico mais preciso.

“Nós conseguimos realizar exames em um tempo médio de 10 minutos, atendendo o público  com mais agilidade e precisão nos resultados. Além disso, foi instalado um painel com imagens da natureza permitindo, na grande maioria dos casos, uma melhor sensação aos pacientes, diminuindo o mal estar de quem tem fobia a ambientes fechados”, explica o superintendente executivo da Associação Reabilitar, Aderson Luz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES