Ceir entrega 250 aparelhos auditivos por meio do SUS em Teresina

250 aparelhos entregues por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) completa, nesta quarta-feira (24), um ano do Programa de Saúde Auditiva com 250 aparelhos entregues por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

A instituição passou a ter o programa após ser habilitada pelo Ministério da Saúde como Centro Especializado em Reabilitação (CER) III e já realizou mais de 2.300 atendimentos, sendo 95% dos pacientes atendidos oriundos do interior do Piauí.

“O objetivo do programa é cuidar da saúde auditiva do paciente. Caso a perda auditiva seja reversível, nós fazemos o tratamento para que não seja necessário o uso de um aparelho auditivo”, explica a otorrino do Ceir, Silvia Bona.

Segundo Silvia, quando há a necessidade do uso de um aparelho, o paciente passa por avaliações de uma equipe formada por otorrinolaringologista, fonoaudiólogo, psicólogo e assistente social.

De acordo com a coordenadora do Programa de Saúde Auditiva do Ceir, Vanessa Almeida, cada profissional tem a decisão no processo de protetização do paciente.

“A otorrino avalia se a perda auditiva é reversiva ou não; a fonoaudióloga realiza o exame de audiometria, avaliando o tipo e grau de surdez; a psicóloga identifica a motivação do paciente para o uso do aparelho; e a assistente social orienta os pacientes sobre seus direitos como cidadãos e portadores de deficiência auditiva”, pontua Vanessa.

Para solicitar um aparelho auditivo no Ceir, a pessoa deve procurar o médico do Programa de Saúde da Família ou credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e solicitar uma avaliação auditiva na instituição. Após passar pelo otorrino e realizar os exames com a fonoaudióloga do centro, se houver a necessidade do uso de um aparelho auditivo, o paciente terá o aparelho confeccionado sob medida e receberá orientações para manuseá-lo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES