Ceir inicia estimulação precoce de crianças com microcefalia

O serviço é gratuito, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) iniciou a estimulação precoce de crianças com microcefalia relacionada ao Zika Vírus, na Clínica de Microcefalia da instituição. 

A Clínica de Microcefalia do Ceir, implantada há uma semana, atende crianças diagnosticadas com microcefalia na Maternidade Dona Evangelina Rosa ou no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo. O serviço é gratuito, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).  

O programa de reabilitação do Ceir voltado para crianças com microcefalia trabalha grupos de estimulação precoce, com estímulos para o desenvolvimento motor, cognitivo, social, sensorial e linguagem da criança; grupos de acolhimento, trabalhando o afeto entre mães e filhos, com orientações sobre o cuidado com a criança com microcefalia; atendimentos individuais de fisioterapia; e cursos para pais ou cuidadores. 

Segundo portaria do Ministério da Saúde, as crianças com microcefalia devem permanecer em reabilitação de zero a três anos de idade. "Essa estimulação precoce tem como objetivo potencializar ao máximo as capacidades que a criança pode ter e minimizar possíveis sequelas", explica a neuropediatra do Ceir, Juliana Barbosa.

A capacidade inicial de atendimentos do centro é de 200 pacientes, podendo ser ampliada de acordo com a demanda. A Clínica de Microcefalia do Ceir é resultado de uma articulação entre a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) e o Ministério da Saúde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES