Cejusc de Teresina promove renegociação de débitos pela via da conciliação

O atendimento é gratuito e possibilita a renegociação individual ou coletiva de dívidas atuais e futuras decorrentes de relação de consumo do devedor.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O projeto Retomar, do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), vai proporcionar aos consumidores superendividados a oportunidade de um recomeço digno com a possibilidade da renegociação de débitos por meio da conciliação. (Agende sua consulta aqui!)

Trata-se de um serviço gratuito, pré-processual, oferecido a pessoas físicas superendividadas pelo Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da comarca de Teresina.

Cejusc de Teresina promove renegociação de débitos pela via da conciliação | Foto: Reprodução / MigalhasEntre os objetivos do projeto Retomar estão reaver, reconstruir e resgatar a dignidade social, seguindo os regramentos da Lei n. 14.181/2021, a “Lei do superendividamento”, e a  Recomendação n. 125/2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que propõe mecanismos de prevenção e tratamento do superendividamento.

O público-alvo são pessoas físicas  em situação de superendividamento dispostas a solucionar esses conflitos por meio da Justiça, que se encontrem impossibilitadas de pagar todas as suas dívidas atuais e futuras de consumo, de acordo com seu nível orçamentário familiar. O atendimento é gratuito e possibilita a renegociação individual ou coletiva de dívidas atuais e futuras decorrentes de relação de consumo do devedor pessoa física, de boa-fé, desprovido de condições para quitar seus débitos, sem prejuízo da sua própria subsistência, com todos os seus credores.

São parceiros do TJ-PI no projeto Retomar: Sebrae-PI, Ministério Público do Piauí, Conselho Regional de Contabilidade do Piauí, Defensoria Pública do Piauí, Escola Judiciária do Piauí e Centro de Ensino Unificado de Teresina/Estácio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES