Celular Seguro bloqueia mais de 30 mil aparelhos por perda, roubo ou furto

Os usuários têm a opção de reportar o incidente através do site ou aplicativo e solicitar o bloqueio imediato dos aparelhos

Celular Seguro bloqueia mais de 30 mil aparelhos por perda, roubo ou furto | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desde o seu lançamento em 19 de dezembro, o Programa Celular Seguro, do Ministério da Justiça e Segurança, já registrou mais de 30 mil alertas de bloqueio devido à perda, roubo ou furto de celulares. Com 1,3 milhão de smartphones cadastrados, esta iniciativa governamental visa combater crimes relacionados aos dispositivos móveis. Os usuários têm a opção de reportar o incidente através do site ou aplicativo e solicitar o bloqueio imediato dos aparelhos, aplicativos bancários e novos acessos aos dispositivos. 

COMO É FEITO O ACESSO? O acesso ao Celular Seguro é feito por meio do site Gov.br. Os aparelhos podem ser registrados via site, disponível neste link, ou aplicativo, disponíveis na Play Store (Android) e App Store (iOS). No cadastro, o usuário informa contatos de pessoas que poderão bloquear o celular para ele caso seja vítima de roubo ou furto. O programa permite o bloqueio por um "botão de emergência", que deve ser utilizado somente nesses casos. Cada usuário pode indicar pessoas de confiança, autorizadas a efetuar os bloqueios, ou realizá-lo pelo site do Celular Seguro.

APÓS O REGISTRO, O QUE ACONTECE? Após o registro de perda, roubo ou extravio, os bancos e instituições financeiras que aderiram ao projeto farão o bloqueio das contas. O procedimento e o tempo para operação de cada empresa estão disponíveis nos termos de uso do site e aplicativo. Para conferir a lista dos bancos parceiros do aplicativo basta clicar neste link. Após bloqueado, por questões de segurança, o usuário não pode reverter o processo. Caso emita alerta de perda, furto ou roubo e recupere o telefone em seguida, deverá solicitar os acessos para operadora, bancos e outros.

COMO INCLUIR A PESSOA DE CONFIANÇA? 

  • Adição de pessoas de confiança:
    • Para adicionar uma pessoa de confiança, é necessário fornecer nome completo, CPF, telefone e email do contato.
    • Após fornecer essas informações, a pessoa de confiança receberá uma notificação.
  • Acesso da pessoa de confiança:
    • Após receber a notificação, a pessoa de confiança poderá visualizar o celular cadastrado no próprio aplicativo.
    • O acesso ao botão de emergência é concedido através do ícone do smartphone registrado no aplicativo.

COMO FAZER O BLOQUEIO? Para realizar o bloqueio, os usuários podem acessar o site celularseguro.mj.gov.br através de um computador. O processo começa com a seleção do smartphone a ser bloqueado, podendo ser o próprio celular ou um dos dispositivos indicados pela pessoa de confiança. Após essa escolha, é necessário clicar na opção "Alerta", representada por um triângulo amarelo. Em seguida, o usuário deve fornecer informações sobre se o incidente foi uma perda, roubo ou furto, além da data e do local da ocorrência. Após o registro, o aplicativo gera um número de protocolo, que deve ser anotado para utilização em futuros atendimentos junto ao Ministério da Justiça, Anatel, operadoras ou bancos. 

QUAIS BANCOS PARTICIPAM DO BLOQUEIO?

  • Instituições participantes:

    • Bancos: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Inter, Sicredi, Sicoob e Nubank.
    • Aplicativos: iFood e Mercado Livre.
  • Bloqueio pela Anatel:

    • A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizará o bloqueio do aparelho e do chip em até 24 horas após o registro do alerta.
  • Mecanismo de reversão de alertas falsos:

    • O Ministério da Justiça estabelecerá um mecanismo para que a Anatel e os bancos possam reverter alertas falsos, utilizando o número de protocolo como referência para essa ação.

(Com informações da FolhaPress - Patrick Fuentes)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES