Cemaden faz alerta de risco de inundações e enxurradas no Piauí

A equipe do órgão, considera moderada a possibilidade de processos hidrológicos em regiões do Piauí e Maranhão

Avalie a matéria:
Cemaden faz alerta de risco de inundações e enxurradas no Piauí | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta, na segunda-feira (16), para possibilidade de inundações e enxurradas, em quase todo o estado do Piauí.

A equipe do órgão, considera moderada a possibilidade de processos hidrológicos em regiões do Piauí e Maranhão.

O Cemaden informou que, devido à previsão de chuva com intensidade moderada a forte, pode ser gerado altos acumulados, que favorecerá a ocorrência de enxurradas e inundações urbanas, e/ou a extrapolação da capacidade dos sistemas de drenagem em áreas urbanas com alto grau de impermeabilização do solo e/ou alta declivividade.

Na segunda-feira (16), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas, amarelo e laranja, de chuvas intensas para mais de 150 municípios do Piauí.

Defesa Civil monitora aumento das chuvas

No sábado (14), a secretária de Defesa Civil do Estado, Norma Sueli Nogueira, realizou uma reunião com a equipe técnica da pasta para discutir medidas preventivas por conta do aumento das chuvas e do volume das águas da Barragem de Boa Esperança, em Guadalupe (350 km ao sul de Teresina).

A Defesa Civil está monitorando o volume do reservatório e vai orientar os prefeitos dos municípios à margem do Rio Parnaíba e as comunidades ribeirinhas. O objetivo é prevenir eventuais problemas com o aumento das chuvas e da vazão da barragem, e a consequente elevação do nível do Parnaíba.

Na última sexta-feira (13), a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) informou que elevará para 600 metros cúbicos por segundo a vazão da água da barragem.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES