Cena externa derruba Bovespa; ações desvalorizam 3,4% no fechamento

Cena externa derruba Bovespa; ações desvalorizam 3,4% no fechamento

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As a?es da Bolsa brasileira encerraram o preg?o de sexta-feira com forte queda, com o recrudescimento das preocupa?es de investidores com a economia americana. Ap?s duas altas seguidas, o Ibovespa, principal indicador dos neg?cios, sofreu perdas de 3,37%, aos 52.846 pontos. O volume financeiro foi significativo, de R$ 4,08 bilh?es, o que sinaliza o grau de pessismismo dos investidores.

O d?lar comercial foi cotado a R$ 1,902 para venda, em alta de 1,5%. A taxa de risco-pa?s, medida pelo indicador Embi+ (JP Morgan), marca 201 pontos, com acr?scimo de 3,07% sobre a pontua??o final de ontem.

Um somat?rio de m?s not?cias precipitou a derrocada de hoje. Pela manh?, o humor dos investidores j? foi azedado pelo desempenho do mercado de trabalho americano: o Departamento de Trabalho dos EUA revelou uma taxa de desemprego acima do esperado (4,6% contra proje?es de 4,5%), combinada com uma gera??o de postos de trabalho abaixo do previsto (92 mil novos empregos contra expectativas de 126 mil).

? tarde, um novo indicador surpreendeu negativamente os participantes do mercado: o ISM, uma entidade privada, revelou o que seu indicador do n?vel de atividade do setor de servi?os foi pior do que o estimado por economistas de institui?es financeiros (55,8 pontos contra 59).

"As pessoas viram que o cont?gio [dos preju?zos do mercado de hipotecas dos EUA] pode se espalhar inclusive para empresas de outros pa?ses e que o problema pode ser muito maior do que se pensava anteriormente", afirma o analista da corretora Souza Barros, Andr? Borghesan.

Tamb?m afetou o mercado a not?cia de que a ag?ncia de classifica??o de risco Standard & Poor"s rebaixou a perspectiva de nota do grupo Bear Stearns Cos. Inc. de est?vel para negativa. O Bear Stearns divulgou recentemente problemas em tr?s fundos de hedge, relativos ? exposi??o em hipotecas "subprime". As a?es do Bear Stearns chegaram a cair at? 8% no ano, a baixa ? de 30%.

No cen?rio dom?stico, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica) informou que a produ??o industrial brasileira apresentou uma expans?o de 4,8% no primeiro semestre do ano, a maior varia??o desde o primeiro semestre de 2005 (5%).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES