Censo 2022: menor cidade do Piauí, Miguel Leão tem apenas uma recenseadora

Além de ser o município menos populoso do Piauí, Miguel Leão é também o 11° menos populoso do Brasil

Censo 2022: menor cidade do Piauí, Miguel Leão tem apenas uma recenseadora | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com população estimada em 1.239 pessoas em 2021, Miguel Leão é a cidade menos populosa do Piauí. São tão poucos habitantes, que apenas um recenseador é necessário para fazer todas as entrevistas do Censo Demográfico. No caso, recenseadora, já que a única vaga ofertada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi preenchida pela moradora Naiara Araújo. 

Conforme a servidora, participar do recenseamento é uma experiência gratificante. "Sempre quis participar do Censo, mas não tinha idade", comenta. "É uma operação muito importante para o Brasil e eu queria contribuir de alguma forma e, agora, deu certo", completa.

Naiara Araújo é a única recenseadora de Miguel Leão (PI) no Censo Demográfico 2022 - Foto: Divulgação/IBGE

Além de ser o município menos populoso do Piauí, Miguel Leão é também o 11° menos populoso do Brasil. Conforme a estimativa de 2021, Serra da Saudade (MG) é a cidade menos populosa do país, com apenas 771 habitantes. O Censo Demográfico 2022 atualizará esses dados e mostrará a posição atual da cidade em relação aos demais municípios do país.

História do município

A cidade foi instalada em 1962, e completará 60 anos de existência no próximo dia 9 de dezembro. Mas o povoado começou a se formar ainda na década de 1930, em torno de uma fazenda de propriedade de Miguel Área Leão, em cuja homenagem foi batizado o município.

Conforme a moradora do município e pesquisadora do tema, Maria da Paz Silva, a cidade nasceu fruto de um desejo do fazendeiro. "Antes tudo aqui era fazenda. Mas ele tinha o sonho de construir uma cidade para o povo dele, as pessoas que trabalhavam na propriedade", relata.

Moradora de Miguel Leão (PI) e estudiosa da história da cidade, dona Maria da Paz Silva - Foto: Divulgação/IBGE

Mas Miguel Área Leão não viu o sonho se realizar - a cidade só foi emancipada após a morte dele. Altamira de Área Leão, filho do fazendeiro, herdou a propriedade e resolveu doar alguns hectares para que fosse instalado o município.

Na época, os moradores já desenvolviam atividades econômicas como agricultura e pecuária, o que deu impulso para criação da cidade. "Já havia algumas casinhas, todas de palha e, então, ele construiu a cidade para realizar o sonho do pai", diz Maria da Paz.

Segundo ela, após a emancipação do município, muitas pessoas foram embora da cidade devido a divergências políticas e em busca de melhores condições de vida. Para a pesquisadora, que elaborou um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre a história do município, a migração é uma das justificativas para a pequena população de Miguel Leão.

Apesar da pouca quantidade de habitantes, a cidade ganhou melhorias ao longo do tempo. "Antes só uma rua tinha calçamento, o restante, eram todas de terra", lembra a pesquisadora. "Não tinha uma casa com telha, só a casa do dono da fazenda. Mas, depois, foram criando projetos e construíram várias casas [de tijolo e com telhas]. Então aí foi se organizando melhor, porque, até então, nem parecia uma cidade", diz.

Entrevista do Censo Demográfico com morador de Miguel Leão (PI) - Foto: Divulgação/IBGE

Mas ela afirma que ainda há muito a melhorar. "Para uma cidade que já tem 59 anos, ainda falta muito para evoluir", pondera. Com o Censo Demográfico, as autoridades terão números concretos e atuais que poderão subsidiar a elaboração de políticas públicas em prol do desenvolvimento de Miguel Leão e de todos os demais municípios do país. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES