Censo do IBGE contou mais de 1 milhão de pessoas no Piauí em um mês

O órgão planeja visitar em torno de 75 milhões de domicílios em todo o país até dezembro

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira (30) o primeiro balanço da coleta de dados do Censo Demográfico 2022. Segundo os resultados parciais, agentes censitários já ouviram 1.364.089 habitantes do Piauí, o que representa cerca de 41% da população do estado.

No total, o IBGE recenseou 59.616.994 pessoas no Brasil, no período de 1º de agosto até a manhã de hoje (30). O órgão planeja visitar em torno de 75 milhões de domicílios até o final de outubro.

Leonardo Passos, superintendente do IBGE no Piauí (Foto: Raissa Morais)

Os dados preliminares apontam que mulheres são maioria no Piauí, sendo 657.065 (48,16%) homens e 707.024 (51,84%) mulheres. Até agora, os recenseadores contabilizaram 7.342 quilombolas (1,90% no país) e 2.296 indígenas (0,51% no país).

Leonardo Passos, superintendente do IBGE no Piauí, informou que a produtividade dos recenseadores está dentro do esperado. Segundo ele, o Piauí foi um dos poucos estados que não sentiu o impacto das milhares de desistências de recenseadores registradas no Brasil.

"Estamos ainda em curso e o trabalho está dentro do esperado. Todos os recenseadores aprovados na seleção estão em atividade. A gente teve algumas dificuldades em alguns estados da federação para preenchimento de vagas, mas o Piauí teve o preenchimento de todas que foram ofertadas pelos processos seletivos", disse.

Leonardo afirmou que recenseadores têm enfrentado contratempos na coleta, como dificuldade no acesso de condomínios residenciais e roubos de equipamentos e bens pessoais.

"É necessário um maior diálogo com a população e nós já temos uma parceria com os síndicos para que toda população seja retratada. Quanto à segurança, foi feito um trabalho prévio junto à Polícia Militar e Civil para tentar mapear regiões do estado de difícil realização do trabalho. Tivemos alguns episódios de assalto, especialmente no início do mês, mas as ocorrẽncias vêm reduzindo consideravelmente", falou.

Segundo o IBGE, quando há roubo ou furto de equipamento do Censo, o aparelho ‘é rastreado, apagado e inutilizado, sem prejuízo do sigilo garantido aos informantes ou moradores’.

O cronograma do Censo 2022 prevê que a coleta se estenda até o final de outubro e que o resultado seja divulgado ao longo do mês de dezembro. "O ano de 2023 vai ser um ano bastante intenso porque a gente vai ter um calendário temático de divulgação de dados", frisou Leonardo Passos.

Por unidades da Federação, 38,51% dos entrevistados estavam na região Nordeste, 35,51% no Sudeste, 11,87% no Sul, 9,44% no Norte e 8,67% no Centro-Oeste.

Dados parciais estão sendo divulgados em todo o país nesta terça-feira (Foto: Raissa Morais)

Entenda o Censo 2022

A coleta do Censo Demográfico 2022 começou no dia 1º de agosto nos 5.570 municípios do país. Os recenseadores do IBGE visitarão 89 milhões de endereços, sendo 75 milhões de domicílios. A estimativa é de que sejam contadas cerca de 215 milhões de pessoas.

Ao todo, são 452.246 setores censitários urbanos e rurais, 5.972 localidades quilombolas, 632 terras indígenas, 11.400 aglomerados subnormais e 5.494 grupamentos indígenas. O custo da operação é de R$ 2,3 bilhões.

Serão aplicados dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, leva em torno de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, leva cerca de 16 minutos.

O questionário pode ser respondido presencialmente, por telefone e pela internet. Agentes da Central de Atendimento ao Censo (0800 721 8181) responderão a dúvidas, prestarão auxílio conceitual e operacional no preenchimento do questionário via internet e, mediante autorização, poderão preencher o questionário em entrevista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES