Censo mostra eficiência em atendimentos do Hospital do Buenos Aires

O Hospital do Buenos Aires fica na zona norte de Teresina

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De janeiro a agosto de 2015, o censo hospitalar do Hospital do Buenos Aires, localizado na zona norte de Teresina, revelou dados que expressam desempenho satisfatório na prestação de saúde. Nesse período, a média de permanência dos pacientes  foi de 4,3 a 7,2 na clínica médica e de 2,4 a 4,5 na clínica pediátrica, o que significa eficiência na assistência à saúde. Já a taxa de ocupação hospitalar variou entre 75% e 95,7% na clínica médica e a variação na clínica pediátrica foi de 35,1% a 100%.

Edna Lima, gerente de avaliação e monitoramento da FHT, avaliou os dados: “A taxa de ocupação foi relativamente elevada, mas não ultrapassou 100%, portanto não houve superlotação na internação do hospital e a média de permanência dos pacientes internados foi boa, não ultrapassando uma semana. Tudo isso, denota a busca pelo serviço e a boa resolutividade do hospital. É um desempenho satisfatório, conforme parâmetro estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS)”, afirma

Segundo Rosélia Sena, diretora geral do Hospital, o Hospital tem passando por melhorias. Recentemente foi realizada reforma em alguns setores da unidade. Foram também adquiridos novos equipamentos, como o de Raio-X digital, que substituiu o Raio-X convencional utilizado no hospital.

Francisco Simeão, técnico em radiologia, dá detalhes sobre o procedimento do novo aparelho: “Anteriormente, a película do Raio- X passava por uma máquina processadora para se transformar em imagem radiográfica. Eram 04 as etapas: revelação, fixação, lavagem e secagem. Os agentes químicos utilizados durante o processo liberavam odor forte. Agora, a película do Raio-X é guardada dentro da peça Cassete. Em seguida, ela é digitalizada, sendo a imagem transferida para o computador”, conta.

Para ele, o novo equipamento trouxe benefícios para o paciente e para o funcionário, pois a imagem atual é de melhor qualidade, o que diminui a necessidade de repetição do exame e, consequentemente, de exposição do paciente e do trabalhador à radiação. 

Rosélia aponta ainda outras melhorias no hospital, como a adaptação da sala de vacina, atendendo aos padrões do Ministério da Saúde. Ela informa ainda que a maternidade do hospital está passando por ampla reforma para melhor atender os usuários do SUS.

Thainá Felix, médica urgentista, avaliou a unidade: “O hospital é resolutivo, tem exames como eletrocardiograma e radiografia, este último capaz de detectar pneumonia, derrame pleural e fraturas; a equipe é bem preparada e tem companheirismo.”, afirma.

A Sra. Antônia Charles Braga, paciente, conta que é usuária frequente do Hospital, tendo procurado consulta para ela e para seu filho, também avaliou os atendimentos e disse que o tratamento na unidade é humanizado. “Os funcionários tratam a gente com a maior delicadeza. Hoje o meu filho que tem 7 anos e é diabético caiu, bateu a cabeça. Eu o trouxe para cá e ele foi bem examinado nesse hospital. Até agora, a gente não tem o que reclamar”, disse.

Já Waldílio Siso, professor de faculdades na capital, utilizou a rede social Facebook para parabenizar o hospital pelo tratamento que recebeu: “Por umas cinco vezes tive de levar crianças ao Hospital do Buenos Aires neste ano (entre vacinas rotineiras e emergências), em todas as vezes o atendimento (recepção, consulta, enfermaria, instalações físicas) foi, no geral, melhor que em um hospital infantil privado [...].”, disse.

A diretora geral do Hospital disse que o reconhecimento por parte dos usuários é resultado de um trabalho feito com cuidado e atenção. “São desses elogios que a gente precisa, temos profissionais que deixam suas famílias em datas comemorativas para dar assistência ao paciente. É importante vermos esse tipo de reconhecimento.”, conta entusiasmada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES