Centro de Castração da Apipa dependerá de doações

Segundo Roseli Klein, médica veterinária, a castração além de evitar a reprodução de animais abandonados, também é capaz de prevenir os animais domésticos de doenças graves, como o câncer.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA QUARTA-FEIRA (25) DO JORNAL MEIO NORTE

Por: Márcia Gabriele

Com o intuito de reduzir e, até mesmo, eliminar, a população de cães e gatos abandonados das ruas, que a Apipa lançou na manhã desta terça-feira, 24, na sala de reunião pró-reitoria, a campanha em prol de arrecadamento de fundos, para a construção de um centro de castração e um espaço de lazer para os animais domésticos. Na oportunidade foi apresentado o projeto arquitetônico e de engenharia e como irá funcionar.

A iniciativa partiu da Apipa da necessidade de combater o abandono de animais domésticos, em parcerias com a Universidade Estadual do Piauí, com a OAB/PI, Semar e Ibama, para que essa ação, resulte na construção do centro de castração, que vai garantir o controle populacional dos pets e a redução do abandono, o mais comum dos tipos de maus tratos registrados, o que é crime previsto pela Lei 9.605/98, no artigo 32.

Segundo Roseli Klein, médica veterinária, a castração além de evitar a reprodução de animais abandonados, também é capaz de prevenir os animais domésticos de doenças graves, como o câncer e problema no útero.

“O orçamento, que ficou em torno de R$ 50 mil que será aplicado apenas na construção, mas tem uma parte que exige material para o centro cirúrgico. Por isso, teremos necessidades de outras demandas. A castração, em si, representa, um ganho muito grande para os animais e para a própria sociedade. E se ocorrer antes do primeiro cio, o resultado é bem mais positivo, a estes terão maiores chances de não sofrerem com câncer de mama ou problema uterino. Além disso, as pessoas estarão executando uma ação onde vai ser bom pára ela, que não será mais criminosa em abandonar”, esclarece Roseli Klein, que é uma das fundadoras da Apipa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES