Centro de Parto Normal de Maternidade está pronto, mas nunca foi aberto

Estão sendo cumpridos os trâmites legais para a abertura do espaço, mas a expectativa é que até o final de novembro já comecem a ser realizados partos no local.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA QUINTA-FEIRA (30) DO JORNAL MEIO NORTE

O Centro de Parto Normal (CPN) da Maternidade Dona Evangelina Rosa já está finalizado desde o primeiro semestre desse ano, mas até agora ainda está sem funcionar. Segundo a apoiadora da Rede Cegonha no Piauí, Soraya Maria, estão sendo cumpridos os trâmites legais para a abertura do espaço, mas a expectativa é que até o final de novembro já comecem a ser realizados partos no local.

Enquanto isso, o percentual de partos cesários no Piauí é bem superior ao que preconiza a Organização Mundial de Saúde, que diz que apenas 25% dos partos devem ser desse tipo. Hoje o Estado registra quase 50% de cesarianas. “A probabilidade de a mulher vir a óbito em um parto cesário é bem superior a um parto normal, pois sabemos que uma cesariana é uma cirurgia de média e alta complexidade”, argumentou Soraya.

A abertura do novo espaço vai contribuir, segundo Soraya, dentre outras coisas, para que se inicie, de fato, a realização do parto humanizado em Teresina. “Nenhum local em Teresina realiza hoje esse parto humanizado, mas estamos animados com a abertura do CPN da Maternidade Evangelina Rosa e também com a abertura de um espaço como esse também na Maternidade do Buenos Aires”, disse Soraya.

Repórter: Pollyana Carvalho

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES