Centro de Referência da Mulher já realizou 621 atendimentos

De 2015 a fevereiro de 2017 foram realizados 621 atendimentos.

Em comemoração ao aniversário de seus dois anos, o Centro de Referência da Mulher em Situação Violência - Esperança Garcia lançou, na manhã desta sexta-feira (31), o "Café com Mulheres". O encontro acontecerá toda quarta-feira, a partir das 9h, para as mulheres interessadas no serviço.

A proposta foi apresentada para a Rede de Atendimento e Enfrentamento a Violência contra a Mulher de Teresina e outros convidados. Estiveram presentes diversas instituições que compõem a Rede. “Estamos lançando a proposta da roda de diálogo com mulheres, que essas mulheres possam compartilhar suas experiências encorajando-as a sair do ciclo da violência”, explica a coordenadora do centro, Roberta Mara Araújo.

A atividade iniciou com a leitura da carta de Esperança Garcia encaminhada ao Governador do Piauí, Gonçalo Lourenço Botelho de Castro, denunciando os maus tratos de que era vítima, juntamente com seus filhos e companheiras.

“Ouvir a carta da Esperança Garcia nos marca muito, ela denunciou a violência que sofria através da carta. Primeiro ela reconhece que é vítima de violência, depois usa o poder da escrita para denunciar os maus tratos, uma mulher corajosa a frente do seu tempo”, ressalta a Secretária da Mulher, Macilane Gomes.

De 2015 a fevereiro de 2017 foram realizados um total de 621 atendimentos realizados. “Nesses dois anos do serviço temos tentado implantar ações voltadas para a defesa dos direitos da mulher, que tem sido uma prioridade institucionalizar política pública para mulheres no município de Teresina”, pontua a Secretária da Mulher.

Como funciona

O serviço oferece acompanhamento psicológico, social e de orientação jurídica às mulheres em situação de violência. Além disso, proporciona atendimento necessário para a superação da violência, contribuindo para o fortalecimento das mulheres e para o resgate de sua cidadania.

O Centro possui uma equipe multidisciplinar que atende das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, na Rua Lisandro Nogueira, número 1796, na região central de Teresina. Ele está vinculado à Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), em parceria com a Ação Social Arquidiocesana (ASA).

Fonte: Portal Meio Norte/ Prefeitura de Teresina