Centro de Saúde Lineu Araújo amplia serviços de saúde à população

O centro de saúde está com novos equipamentos e novos profissionais

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, localizado no centro/sul, ampliou os serviços oferecidos à população por meio da  aquisição de novos equipamentos modernos e da contratação de novos profissionais médicos nas especialidades alergia, geriatria, endocrinologia e pneumologia. Agora, o Centro passa a contar com raio-X digitais, que substituíram os convencionais. Com a aquisição dos equipamentos, a quantidade de exames radiográficos será duplicada. 

Segundo Walfrido Salmito, diretor clínico do Lineu Araújo, os novos raio-X digitais trazem benefícios para o paciente e para o funcionário: “A imagem dos novos equipamentos é de melhor qualidade, o que diminui a necessidade de repetição do exame e, consequentemente, de exposição do paciente e do trabalhador à radiação.”, conta.

Tomaz Benvindo, diretor administrativo do Lineu Araújo, conta que também foi adquirida uma processadora para o mamógrafo, equipamento utilizado para detecção precoce do câncer de mama. Ele explica que está sendo realizado processo licitatório para a compra de filmes para esse equipamento, de modo a permitir a realização de maior número de exames no hospital.

Entre as ações para ampliação dos serviços ofertados à população, destaca-se ainda a contratação de novos profissionais, como a de médico alergista, profissional responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças alérgicas. Atualmente, o serviço também é disponível no Hospital Infantil, que dispõe de médico alergista para atendimento de crianças e adolescentes. 

Ainda sobre a ampliação do quadro profissional, o Lineu Araújo conta agora também com médico geriatra, que atua na prevenção e tratamento de doenças de pessoas idosas. Segundo Aderivaldo Andrade, secretário municipal de saúde de Teresina, “a presença do geriatra na rede pública municipal é importante para a promoção da saúde da pessoa idosa e a sua convocação foi atendimento a solicitação da população”.

Outra mudança foi expansão dos serviços de pneumologia e endocrinologia, com a contratação de novos médicos especialistas nestas áreas. Além do Lineu Araújo, o tratamento de doenças pulmonares e respiratórias também é disponível no Hospital Getúlio Vargas (HGV) e Hospital Universitário (HU).

 Aderivaldo Andrade, secretário municipal de saúde de Teresina, avalia as ações positivas ocorridas no Lineu Araújo: “Com o aumento do quadro profissional é possível ampliar o número de consultas realizadas. O nosso objetivo é melhorar a qualidade da assistência em saúde prestada ao usuário SUS”, afirma.

Como as pessoas têm acesso às consultas especializadas? 

Em Teresina, para que a população tenha acesso a consultas especializadas, é necessário que o usuário se dirija ao posto de saúde mais próximo de sua residência para atendimento pelo médico da Estratégia de Saúde da Família. O médico fará então diagnóstico do paciente e, de acordo com a necessidade, o encaminhará para o médico especialista em estabelecimento de saúde público e/ou privado conveniado ao SUS, a exemplo do Centro de Saúde Lineu Araújo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES