Centro Integrado de Reabilitação abre semana de combate ao AVC em Teresina

O evento contou com a participação de idosos atendidos pelo posto e profissionais de saúde

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) e a Associação Reabilitar realizaram nessa sexta-feira (24), no posto de saúde do bairro Poty Velho, a abertura da programação da Semana Mundial de Combate ao AVC em Teresina.

O evento contou com a participação de idosos atendidos pelo posto e profissionais de saúde que atuam na região. A Semana de Combate ao AVC é desenvolvida na capital por meio do Projeto Pense Bem AVC, uma ação permanente que acontece durante todo o ano.

“É importante que todos estejam conscientes dos riscos que podem levar ao AVC. Estamos combatendo esse mal, valorizando nosso principal bem: nossa saúde, nossa vida”, destaca o neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale, presidente voluntário da Associação Reabilitar.

A enfermeira Nancy Nay Loiola, que atua no posto de saúde do Poty Velho há mais de 10 anos, afirma que o projeto tem cumprido com sua meta de informar e orientar a população sobre como proceder para reduzir a incidência do Acidente Vascular Cerebral.

Já o médico Amando Moura Filho, clínico especialista em saúde da família, observa que o Pense Bem AVC é importante principalmente por intensificar as ações de combate ao AVC, formando“uma rede multiplicadora de conscientização entre as pessoas”.

Durante o evento no Poty Velho, profissionais de saúde realizaram procedimentos de aferição de pressão arterial, medida de peso, altura e cintura e cálculo de índice de massa corporal, além de distribuírem material informativo.

Também a Residência Multiprofissional de Saúde da Universidade Estadual do Piauí, formada por estudantes de diversas áreas de saúde, realizaram uma dramatização informativa, chamando atenção para o fato de o AVC atingir pessoas em qualquer idade e de qualquer sexo.

O evento de abertura da Semana de Combate ao AVC contou ainda com a presença das enfermeiras Mary Ângela Canuto e Cristiane Rocha, que atuam no Ceir e são responsáveis pela coordenação do projeto Pense Bem AVC.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES