Centro Integrado de Reabilitação dobrará capacidade de atendimentos

O Piauí possui um número muito grande de pessoas com déficit intelectual, que até então só podiam contar com a reabilitação voltada para a área educacional

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) aproveitou o Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado neste sábado (21), para anunciar que passará a atender pacientes com deficiência intelectual do espectro autista e Síndrome de Down.

O serviço começará a funcionar a partir do mês de abril, mas o centro já realiza a triagem de pacientes pelo sistema online do SUS, que fornece tratamento nas mais diversas áreas.

A expectativa é que o número de atendimentos mensais dobrem com a realização do serviço, que permitirá a integração social de pessoas com síndrome de down e outros tipos de deficiência mental.

O Piauí possui um número muito grande de pessoas com déficit intelectual, que até então só podiam contar com a reabilitação voltada para a área educacional.

Os pacientes continuarão contando com esta assistência e, a partir de abril, também poderão recorrer ao Ceir para adquirir serviços de reabilitação voltada para a saúde deste público.

“É uma reabilitação voltada para fortificar a saúde deste paciente”, conta a psicóloga Maria Andreia da Nóbrega Marques, que também é gerente de reabilitação intelectual do Ceir.

Apenas no setor de reabilitação física, o Ceir realiza mais de mil atendimentos por mês, incluindo consultas médicas, orientações, grupos e terapia individual. A direção do centro espera que o atendimento de reabilitação intelectual tenha a mesma média de pacientes mensais.

Ou seja, a perspectiva é que a capacidade de atendimento do Ceir dobrará de tamanho a partir do próximo mês. A capacitação de novos profissionais está em pleno vapor e deve se estender pelos próximos meses.

“O Ceir tem a felicidade de contar com profissionais de excelência. Não estamos medindo esforços para melhorar ainda mais o atendimento e nada melhor que investir na capacitação e melhoria destes profissionais”.

A reabilitação intelectual tem por objetivo fornecer uma maior autonomia e independência para as pessoas com este tipo de deficiência. Com o tratamento, os ganhos são em aprendizagem, sociabilidade, comunicação e interação social.

Para isto, o Ceir conta com uma equipe clínica, especialistas em enfermagem, equipes médica, psicológica e odontológica, além de uma infraestrutura multidisciplinar que será empregada para auxiliar os deficientes a conquistarem uma maior autonomia e independência no mundo exterior.

“O tratamento de pessoas com deficiência intelectual no Ceir focará bastante na cognição e socialização dos indivíduos. Os pais precisam estar cientes que uma criança com síndrome de down tem perfeitas condições de viver como uma criança comum, só precisamos respeitar o tempo de adaptação dela.

O serviço buscará o estímulo e desenvolvimento social para que ela se adapte perfeitamente ao convívio social com outras crianças e adultos. Toda a nossa equipe de profissionais será destinada para a assistência e estímulo dessas crianças”, pontua a psicóloga Kelly Bastos.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES