Centro Raul Bacellar aumentou em mais de 63% os exames realizados em 2021

Para o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, o serviço desse laboratório melhora o atendimento da rede de saúde pública do município

Centro Raul Bacellar aumentou em mais de 63% os exames realizados em 2021 | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Centro de Diagnóstico por Exames Raul Bacellar, da Prefeitura de Teresina, aumentou em 63,54% os exames realizados em 2021 em comparação ao ano de 2020. Em 2021 foram atendidos 375.652 pacientes e realizados 3.307.206 exames. Em 2020 foram atendidos 250.345 pacientes e realizados 1.984,351. Em 2021 o Raul Bacellar batendo recorde de exames anual desde a criação em 1997.

Esse centro de diagnóstico atende toda a rede municipal de saúde, incluindo 91 Unidades Básicas de Saúde (UBS), 10 Hospitais, quatro maternidades e três Unidades de Pronto Atendimento (UPAS). Realiza exames nas especialidades de Bioquímica, Hematologia, Imunologia, hormônios, Uroanálise, Microbiologia (Tuberculose), Parasitologia e Citologia. Em 2021 o Laboratório do Raul Bacellar recebeu dois novos equipamentos o de Bioquímica Seca e de Tipagem Sanguínea.

Para o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, o serviço desse laboratório melhora o atendimento da rede de saúde pública do município. “Diariamente são atendidas milhares de pessoas que realizaram consultas em Unidades Básicas de Saúde, Upas e nos hospitais e essas pessoas necessitam realizar exames. Com esse centro de exames moderno e bem equipado temos dado mais resolutividade no atendimento à população”, fala.

Centro Raul Bacellar aumentou em mais de 63% os exames realizados em 2021 - Foto: Ascom

A diretora do Centro de Diagnóstico Dr. Raul Bacellar, Lilibeth Sales, explica que foram feitas muitas mudanças para atender as demanda por exames. “No ano passado foram adquiridos novos equipamentos o de Química Seca e de Tipagem Sanguínea, foram feitas capacitações dos servidores e alterações no fluxo de trabalho para dar mais agilidade em todos os serviços. Assim foi possível esse aumento expressivo”, cita.

Outra inovação foi garantir a satisfação dos usuários e a diretora explica que está otimizando a rotina laboratorial. “Do primeiro atendimento até a entrega do laudo trabalhamos para que seja o menor tempo possível e, assim, garantir uma maior agilidade. Por isso, estamos trabalhando diversos aspectos como os processos internos, equipamentos, atendimento e informatização, para oferecermos um serviço cada vez melhor”, diz.

Para o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, a otimização dos processos de trabalho e esses novos equipamentos melhorou a qualidade dos serviços. “Diariamente o Centro de Diagnóstico Raul Bacellar funciona para atender a demanda por exames de toda a rede de saúde da Prefeitura de Teresina que tem aumentado nos últimos anos”, analisa.

Equipamentos

No ano passado foram adquiridos novos equipamentos de ponta, o de Bioquímica Seca que não utiliza água em suas reações, contribuindo com o meio ambiente na economia de água e utilizando o que tem de mais atual no mercado de diagnóstico médico no mundo. O equipamento é o primeiro e único automatizado do estado para a realização de imunohematologia (qualificação do sangue ) pelo método de Aglutinação em Coluna no equipamento Ortho Vision, dando maior qualidade e segurança nas tipagens sanguíneas realizadas na rede pública municipal.

Para aumentar a capacidade de produção foi instalada uma câmara fria, que expandiu o espaço para armazenar os reagentes que precisam ter suas temperaturas controladas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES