Cerca de 9 milhões de alunos devem participar da Olimpíada de Língua Portuguesa

Nesta edição, o MEC convida os professores dos 152 alunos finalistas a escrever um texto-memória sobre a participação na olimpíada em 2010.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As secretarias estaduais e municipais de educação e os professores de língua portuguesa das redes públicas de ensino têm prazo até 14 de maio para aderir e fazer a inscrição na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. A expectativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, promotores do evento, é de que 9 milhões de estudantes participem do concurso.

Com o tema o lugar onde vivo, professores e estudantes são convidados a trabalhar textos de quatro gêneros literários. Alunos do quinto e sexto ano do ensino fundamental (quarta e quinta séries) vão desenvolver a poesia; sétimo e oitavo ano (sexta e oitava séries), textos no gênero memória; nono ano do ensino fundamental e primeira série do ensino médio, crônica; segunda e terceira séries do ensino médio, artigo de opinião.

O coordenador geral de tecnologias da Secretaria da Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, Raymundo Ferreira Filho, informou que o conjunto com os materiais de divulgação da olimpíada (folder, cartaz e regulamento) já foram enviados para as escolas da educação básica pública, redes estaduais e municipais de educação e para as regionais de ensino. A expectativa do MEC é que todas as escolas recebam o conjunto até o final deste mês.

O coordenador explica que, mesmo onde os materiais vão demorar mais para chegar, como é o caso das escolas da região Norte, as secretarias de educação e os professores podem consultar e imprimir o regulamento no portal do MEC. Podem, ainda, solicitar informações pelo telefone gratuito ?0800 771 9310, do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), entidade que coordena o concurso.

Dados do Cenpec computados na segunda-feira, dia 12, mostram que a adesão das secretarias municipais de educação ainda é pequena. Dos 5.563 municípios do país, 2.400 aderiram à olimpíada. Até essa mesma data, 15 mil escolas e 32 mil professores fizeram a inscrição.

De acordo com Bia Cortese, da equipe de coordenação da olimpíada no Cenpec, 85% dos 32 mil professores agora inscritos participaram do concurso em 2008. Na edição de 2010, a expectativa dos organizadores e do Cenpec é ter a adesão de 98% dos municípios e a inscrição de 200 mil professores.

Etapas - Dividida em etapas, a seleção de textos dos alunos começa na escola, depois acontece no município, no estado, na região e em âmbito nacional. A premiação, conforme o regulamento, é para o aluno, o seu professor e a escola. Os 500 semifinalistas receberão medalhas de bronze e cupons para a retirada de livros durante os eventos regionais; os 152 finalistas receberão medalhas de prata e um aparelho de som; os 20 vencedores (cinco por gênero literário) receberão medalhas de ouro, um computador com impressora; as escolas onde estudam os vencedores receberão dez computadores, uma impressora e livros para a biblioteca.

Nesta edição, o MEC convida os professores dos 152 alunos finalistas a escrever um texto-memória sobre a participação na olimpíada em 2010. Os autores dos 28 melhores relatos receberão DVDs.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES