Certidão de nascimento padronizada entra em vigor já em 2010

O número de matrícula identificará os dados do cartório em que a criança for registrada e outras informações

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 Anunciada pelo governo federal em abril deste ano, o modelo de certidão de nascimento padronizada entrará em vigor à partir de 1º de janeiro de 2010.

A informação foi dada pelo corregedor nacional de Justiça, Gilson Dipp, na tarde desta sexta-feira, durante lançamento de campanha para diminuir o índice de bebês não registrados no país. Segundo Dipp, os cartórios terão um prazo para se adaptar ao novo modelo, mas a utilização de um número de matrícula padronizado será obrigatória desde o início.

O corregedor afirmou que os cartórios mais estruturados podem começar a emitir a nova certidão até antes do prazo. O número de matrícula identificará os dados do cartório em que a criança for registrada e outras informações que já são obrigatórias nas certidões de nascimento. O objetivo da padronização, segundo o governo, é tornar a certidão de nascimento mais segura e criar um banco de dados que auxilie no mapeamento do sub-registro de nascimentos.

Atualmente 12,2% das crianças nascidas no Brasil não são registradas, segundo dados da Secretaria Especial dos Direitos Humanos. "Será o maior banco de dados do Brasil, maior do que o do próprio IBGE e o da Justiça Eleitoral", afirmou Dipp. Segundo o corregedor, no início as informações serão acessadas apenas por órgãos do governo, mas o objetivo é permitir que qualquer cidadão possa acessar o banco de dados.

O sistema também visa facilitar a vida, por exemplo, de quem precisa tirar uma segunda via da certidão, o que poderá ser feito em Estado diferente daquele em que a pessoa nasceu. As certidões antigas vão continuar valendo. Dipp também apresentou os modelos padronizados das certidões de casamento e de óbito, que integrarão o sistema unificado. O ministro disse que, com as informações dos óbitos no banco de dados, ficará mais fácil para a Justiça Eleitoral suspender os títulos dos eleitores que já faleceram, evitando de serem usados indevidamente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES