CGJ implantará sistema para melhorar eficiência das Varas Criminais e Cíveis no Piauí

A implementação deve acontecer gradualmente nos próximos meses, tendo seu projeto piloto iniciado junto à 4ª Vara Criminal e 6ª Vara Cível da capital

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Corregedoria Geral de Justiça do Piauí (CGJ-PI) firmou contrato para o estabelecimento de um novo sistema de gestão das Varas Criminais e Cíveis do Estado; a evolução busca melhorar a eficiência da Justiça de 1º Grau, através da celeridade e padronização dos critérios e procedimentos quanto ao tratamento dos feitos nas respectivas unidades.

A implementação deve acontecer gradualmente nos próximos meses, tendo seu projeto piloto iniciado junto à 4ª Vara Criminal e 6ª Vara Cível da capital, se destacando ainda pela adoção de uma política de gestão documental para o Judiciário piauiense, obedecendo os critérios do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname).

Segundo o desembargador Sebastião Ribeiro Martins, corregedor geral de Justiça, a boa experiência avaliada através do projeto piloto deve se estender por todas as unidades, de modo que os resultados obtidos possam ser maximizados.

"Um dos principais objetivos da nossa gestão é o apoio aos magistrados para que a prestação jurisdicional da Justiça de 1º Grau possa melhorar. Com a implementação desse novo sistema de gestão, haverá uma maior celeridade processual, algo essencial para o acesso à Justiça", afirmou.

O modelo de gestão a ser implementado ainda comporta o treinamento dos servidores e magistrados, focando nos conceitos e procedimentos relacionados à definição, acompanhamento e avaliação de objetivos, metas e resultados, racionalização e formalização de procedimentos, controle dos documentos e registros e organização do ambiente de trabalho na unidade judiciária.

Por fim, o trabalho também contempla a definição e a implantação de um conjunto de procedimentos relacionados à produção, classificação, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos institucionais produzidos e recebidos pelo judiciário piauiense no exercício das suas atividades.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES