Chape: Vídeo de simulação mostra avião se partindo ao meio

A tragédia deixou 71 pessoas mortas e seis conseguiram sobreviver.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O avião que levava a equipe da Chapecoense, além de jornalistas e convidados saiu de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, e caiu numa região montanhosa da Colômbia, entre as cidades de La Ceja e La Union,na terça-feira, dia 29. A tragédia deixou 71 pessoas mortas e seis conseguiram sobreviver, Em um vídeo, divulgado pelo Jornal Nacional, da TV Globo, é possível ver um a simulação de como teria ocorrido a queda da aeronave.

O site que acompanha o tráfego aéreo mundial Flight Radar 24, que permite rastrear as aeronaves em tempo real, mostra que o voo LaMia CP-2933 deu duas órbitas no ar – a uma altitude de 21 mil pés (6 mil metros) e velocidade média de 250 nós (cerca de 460 km/h) –  antes de começar a reduzir velocidade, altitude e cair próximo à região de Rionegro.

Confira as principais hipóteses que explicam a queda do avião. 

Falta de combustível: É compatível com pane elétrica, que teria sido informada pelo piloto minutos antes de perder contato com a torre de controle. Conhecida como pane seca, a ausência de combustível faz o motor parar; é o motor que mantém em funcionamento os sistemas elétricos do aeronave. A autonomia padrão de um Avro RJ-85 é de cerca de 3.000 km, enquanto a distância em linha reta entre os aeroportos de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, é próximo disso, 2.975 quilômetros. A falta de combustível pode ocorrer por falha da tripulação ou indicação incorreta no painel, que indiziria o piloto a erro.

– Fogo a bordo: Pode resultar em perda de controles essenciais ao voo e também compatível com pane elétrica.

– Falha mecânica: Também pode provocar o mau funcionamento dos motores e do sistema elétrico. A tripulação, no entanto, costuma reportar ao controle de tráfego aéreo quando o problema tem essa origem. Não há informações até o momento de que isso tenha ocorrido.

– Mau tempo: chovia em Medellín na hora do acidente, e uma eventual condição climática ruim, associada a algum outro problema, pode ter dificultado aos pilotos se localizar e/ou controlar a aeronave. Apesar da chuva, outros aviões pousaram no aeroporto perto do mesmo horário – final de noite na Colômbia e início da madrugada em Brasília.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES