Chegada da TV 3.0: entenda o que é e os planos do governo para revolucionar a televisão

A novidade anunciada pelo ministro das Comunicações promete mais qualidade de imagem e acesso facilitado pela conectividade.

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho anunciou TV 3.0 | Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, anunciou, nesta quarta-feira (3), a evolução da TV Digital para um novo padrão tecnológico chamado TV 3.0. A novidade promete mais qualidade de imagem e acesso facilitado pela conectividade. Segundo Filho, o governo estuda criar linhas de crédito para as emissoras investirem na nova tecnologia de transmissão.

💲 Fomento às empresas: "Nós temos buscado dialogar, temos reuniões marcadas com bancos de fomento do governo, para que possamos estudar essa possibilidade", declarou o ministro ao afirmar que as emissoras têm perdido receita, devido à competição com as plataformas de streaming e redes sociais.

💼  Investimento: "Nós temos defendido isso justamente para entender a necessidade para que o setor de radiodifusão implemente essa nova geração da televisão aberta brasileira de forma mais rápida para a população. Isso carece de muito investimento e sabemos que o setor de radiodifusão foi extremamente atingido recentemente com a chegada das mídias digitais, das mídias sociais, que pegou um bolo significativo das receitas do setor", declarou.

📺🤖 O que é a 'TV 3.0'? A TV 3.0 promete uma experiência mais interativa para os telespectadores, permitindo o uso de aplicativos para canais de TV aberta. Isso significa que os canais poderão oferecer conteúdo sob demanda através da TV aberta, além de uma programação mais personalizada. Vale destacar que, embora algumas funcionalidades da nova geração de TV aberta dependam da internet, a conexão não será um requisito para receber o sinal da 'TV 3.0'.

📶 Além da interatividade, essa tecnologia trará melhorias significativas na qualidade de imagem e som, oferecendo resolução em 4K e som imersivo. No entanto, a implementação da TV 3.0 está prevista para começar em 2025, com o governo definindo a tecnologia a ser utilizada até o final de 2024 e estabelecendo um cronograma de implantação.

“O grande diferencial vai ser justamente a questão da integração da transmissão da televisão com uma melhor qualidade de imagem, qualidade de som, com a conectividade, com a internet, com a banda larga” afirmou o ministro, durante o programa Bom Dia Ministro, do canal Gov, veículo da EBC.

Atualmente, não existem TVs disponíveis no mercado brasileiro que possam receber o sinal da TV 3.0, então será necessário usar conversores no início da implementação. Em uma segunda fase, espera-se que novas TVs já possam acessar o sinal sem a necessidade desses conversores. Quanto à distribuição dos conversores, o governo ainda não definiu se serão entregues gratuitamente, mas há discussões sobre a possibilidade de oferecê-los às famílias de baixa renda, seguindo o exemplo da expansão do sinal digital.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES