Chesf descarta riscos de enchentes no Piauí

Dos nove açudes do Estado do Ceará que têm influência sobre o Poti, apenas o Colinas está sangrando.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As chuvas dos últimos dias preocuparam a população pelos riscos de alagamento no Estado. No entanto, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) garante que não é necessário preocupar-se com a elevação dos rios Parnaíba e Poti e descarta uma possível enchente.

Segundo relatório da Chesf, a vazão do rio Poti reduziu de 1.416 m³/s do último dia 9 para 288 m³/s na manhã esta terça-feira (13). Dos nove açudes do Estado do Ceará que têm influência sobre o Poti, apenas o Colinas está sangrando. Os demais permanecem sem sangrar até o presente momento. São eles: Flor do Campo, com 80,2% de sua capacidade, Carnaubal (68,9%), Realejo (74,8%), Barra Velha (69,6%), Jaburu II (61,6%), Cupim (49,3%), Sucesso (65,6%) e o São José III (65,3%).

Em relação ao rio Parnaíba, a vazão registrada no dia 9 de abril foi de 650 m³/s, correspondente à cota de 3,44 m. Na manhã desta terça-feira (13), a vazão foi de 1.388 m³/s, com cota em 4,72 m, um aumento de 1,28 m. O relatório ressalta que continua a tendência de queda nas vazões dos rios Gurguéia (56 m³/s) e Canindé (167 m³/s), que desaguam no Parnaíba e depois na Usina Boa Esperança.

De acordo com o gerente regional de operações da Chesf, Airton Feitosa, Boa Esperança apresentou no início da manhã desta terça um volume de 91,60% e vazão, que está diminuindo, de 826 m³/s. ?Por esta razão, permaneceremos até esta quarta-feira (14) com uma vazão de 1.000 m³/s, quando então faremos uma nova avaliação do cenário do momento?, disse.

Airton informou ainda que a Chesf está operando o rio Parnaíba bem abaixo dos valores de restrições para as cidades de Floriano e Teresina, ou seja, sem risco algum para alagamentos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES