Chico Lucas: agilidade policial solucionou crimes emblemáticos em 48h

Secretário afirma que o foco é combater as organizações criminosas que estão atuando no Piauí de forma efetiva

Chico Lucas | Lucrécio Arrais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em entrevista exclusiva ao Grupo Meio Norte de Comunicação, Chico Lucas, secretário de Estado da Segurança, ressaltou a agilidade das forças policiais na solução de casos emblemáticos que aconteceram nas últimas semanas. O gestor público reforça que o foco é combater as organizações criminosas. 

A morte das universitárias Janaína Bezerra, assassinada dentro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e de Flávia Wanzeler, que levou um tiro em uma tentativa de assalto na zona Leste de Teresina, mostram a agilidade em elucidar crimes contra a vida. Em 48h as investigações já apontaram os possíveis criminosos de ambos casos

Chico Lucas promete acabar com facções criminosas. Crédito: Lucrécio Arrais.

Próximo de completar 60 dias que assumiu a pasta, Chico Lucas revela o balanço do início da gestão, que é marcada por inovações, qualificação do corpo de policiais e investimentos nas forças de inteligência para as investigações.

Lucrécio Arrais: Como a segurança vem sendo conduzida, o que vem por aí em termos de melhoria das polícias? 

Chico Lucas: Nós vamos investir muito em tecnologia para buscar soluções. Os últimos crimes que foram elucidados nos últimos dias foram utilizando uma nova estratégia de inteligência, que foi adotada pela Secretaria, Polícia Civil e Polícia Militar. 

Lucrécio Arrais: O caso Janaína Bezerra, estudante de jornalismo, foi emblemático. Como o senhor analisa o trabalho de elucidação do caso? 

Chico Lucas: A Delegacia de Homicídios é um órgão de excelência, coordenado pelo Delegado Baretta. Ficamos consternados com uma menina jovem que morreu, fruto de uma estrutura que enxerga uma mulher como objeto. O estudante torturou e matou essa menina, e temos que combater essa cultura da violência de gênero. Determinamos a elucidação e a Delegada de Feminicídio, a Nathália [Figueiredo], faz um grande trabalho e traz respostas de maneira célebre. Já encaminhamos à justiça e da parte da polícia temos como concluído. Agora é prevenir para evitar novos casos e que as vidas das mulheres sejam preservadas. 

Lucrécio Arrais: E com relação ao caso Flávia Wanzeler, estudante de medicina morta em um latrocínio na Avenida Homero Castelo Branco? 

Chico Lucas: No mesmo dia começamos as investigações com todo o corpo da segurança. Realizamos a prisão dos três envolvidos. Temos laudos periciais da papiloscopia, que confirmam impressões digitais. Os envolvidos também confirmaram. O laudo balístico mostra que a arma utilizada por Biel foi a que matou a estudante Flávia. Não há mais dúvida sobre a autoria do crime porque a arma do latrocínio foi dele. Lucrécio Arrais: Falamos de dois casos onde as vítimas foram mulheres, ainda que em circunstâncias distintas. Há algum plano efetivo e específico de combate à violência contra mulher, não apenas no Carnaval, mas sempre? Chico Lucas: Foi lançada a campanha "Não É Não!", que vai ser continuada, para debelar a importunação sexual que é uma das violências que as mulheres sofrem. Lançamos a viatura lilás. Também vamos lançar o protocolo de combate à violência contra a mulher, com experiências nacionais e internacionais, sobre o atendimento e, principalmente, na ampliação da rede de proteção. Vamos incluir outros atores. Além do Estado, também o particular, escolas, bares, igrejas. Quem tiver notícia de mulher sendo violentada vai poder ser encaminhado para essa rede de proteção. Vamos facilitar a comunicação entre a rede e as autoridades policiais. 

Investimentos na área da segurança pública são essenciais para o trabalho, aponta secretário. Crédito: Lucrécio Arrais.

Lucrécio Arrais: O que podemos esperar com relação ao combate ao crime organizado? 

Chico Lucas: A questão das facções criminosas e do crime organizado nós vamos atacar com uma reestruturação da Greco, que vai se transformar na Delegacia Regional de Combate ao Crime Organizado, o Draco. Vamos criar unidades em Piripiri, Parnaíba e Bom Jesus. Estamos mapeando os líderes, financiadores e os produtos, que são as drogas. Com as apreensões a gente desarticula essas organizações. Temos feito várias operações comandadas pelo delegado Charles, Matheus Zanatta. Um trabalho excepcional para extinguir essas facções no Piauí. 

Lucrécio Arrais: Que orientação o governador Rafael tem transmitido nessa área específica da segurança? 

Chico Lucas: O governador Rafael Fonteles tem se dedicado diariamente nos questionando, pedindo números e informações. Ele gosta de estatísticas. Ele é um matemático e tem nos cobrado, dando toda a estrutura necessária. Autorizou tudo que solicitamos, desde inteligência, informática, novas viaturas, concurso dos bombeiros, vamos chamar 500 para a Polícia Militar, adquirir novas viaturas e armamentos, além de câmaras para as unidades. A contratação do poder público não é simples porque depende de licitação, mas em breve teremos tudo isso à disposição da Secretaria de Segurança Pública. O governador Rafael tem como um dos focos principais a segurança.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES