Chico Lucas diz que Segurança vai mudar: “Modelo de distrito é fracassado”

O gestor disse que a Secretaria está terminando de dividir o território do Piauí em Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP).

Chico Lucas | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, informou em entrevista ao meionorte.com que a Secretaria está terminando de dividir o território do Piauí em Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP).

O gestor disse ainda que mais mudanças acontecerão na Segurança, principalmente em relação aos distritos dos bairros, que segundo ele, é um modelo fracassado.

“A gente vai mudar esse conceito de distrito, a primeira coisa que eu percebi é que o modelo de distrito está fracassado. O DHPP funciona muito bem, o DEPRE, Delegacia da Mulher, DRACO, todos funcionam porque são as especializadas, mas o modelo que cuida de roubo e furto do dia a dia, que são os distritos não funcionam, é muito ultrapassado, é quando Teresina era uma cidade pequena e você tinha ali no bairro uma unidade policial que conhecia toda a vizinhança, mas a cidade cresceu. Por exemplo nos temos um distrito na Piçarra, um na Vermelha e um no São Pedro, mas lá na Santa Maria da Codipi não tem, ou seja, a cidade expandiu e a massa de distrito está centralizada, temos que distribuir essas áreas e cobrar eficiência na investigação”, disse. 

Secretário de Segurança Pública, Chico Lucas - Foto: Divulgação

Sobre a Central de Flagrantes, Chico Lucas destacou: “A Central de Flagrantes é justamente isso, para compensar a falta dos distritos no final de semana eu crio uma central. Se eu desconcentrar a Central e concentrar os distritos eu vou ter esse modelo que eu estou querendo que é das áreas. Se eu tivesse quatro a cinco áreas em Teresina, uma por zona eu não ia ter uma Central, ia ter várias, a Central é para compensar o fato do distrito não funcionar no final de semana, nós temos que repensar”, comparou.

Segundo ele, o AISP consiste em fazer coincidir as áreas geo-técnicas de atuação policial mediante planejamento científico comum de ações e operações. “A primeira coisa que a gente está terminando é dividir o território do Piauí em áreas integradas de Segurança Pública, então em todo o Brasil existe o que a gente chama de AISP. Você tem um distrito policial e um batalhão as áreas deles não coincidem então a gente quer dividir todo o estado, Teresina em especial em áreas, essa área vai ter um coordenador da civil e um coordenador da militar. Mas quem é o coordenador? é o chefe do batalhão e o delegado daquela área para que eles sejam diretamente responsáveis pelas ações e haja um integração com a sociedade. Nós cobramos ao comandante, ele está estudando um policiamento comunitário quando nós tivermos esse 1.600 novos policiais”.

O secretário acrescentou ainda que hoje em Teresina há uma distorção no número de distritos com o de batalhões. “Hoje em Teresina nós temos 9 batalhões e a região metropolitana de Teresina tem 25 distritos, há uma distorção do número de distritos com o número de batalhões. A gente quer que haja uma coincidência de atribuições para que a gente possa cobrar, estamos avaliando métricas principalmente da Polícia Civil”, declarou. 

“O governador disse que é pra gente procurar uma solução. Eu não sou um especialista em segurança, mas eu sou um questionador e vou fazer os questionamentos necessários. Você piauiense acha que ter um distrito no bairro é sinal de segurança? vocês estão satisfeitos com os serviços dos distritos?”, questionou.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES