Chieko Aoki: CEO da Blue Tree Hotels revela as qualidades de um líder de sucesso

Chieko Aoki, CEO da Blue Tree Hotels, é reconhecida por sua liderança ao comandar uma rede de 23 hotéis no Brasil.

Chieko Aoki, fundadora da Blue Tree Hotels, | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Chieko Aoki, CEO da Blue Tree Hotels, tem uma extensa bagagem de conhecimento e experiência na área empresarial. Aos 75 anos, ela é reconhecida por sua liderança ao comandar uma rede de 23 hotéis no Brasil desde 1997, aprendendo a lidar com crises e desenvolvendo resiliência ao longo de sua trajetória.

Leia Mais

Durante entrevista ao O GLOBO, ela destacou a importância de alto desempenho, respeito à cultura empresarial e inovação para profissionais e enfatizou a exigência de qualidade profissional. Com influência da cultura japonesa, ela trata a empresa como uma família. 

"Não é à toa que muitas empresas japonesas duram 500 anos, 600 anos, porque a família (proprietária) tem orgulho daquilo que o seu antepassado criou, e quer fazer melhor ainda. Passam tantas situações de ter mais concorrentes e continuam firmes, porque eles honram, querem fazer melhor amanhã o que eles já fizeram a vida toda, mas também conhecer o mercado e se adaptar melhor ao mercado", destacou.

QUALIDADES DE UM LÍDER: Para ela, o líder de uma empresa precisa ter qualidades humanas, alinhamento com os valores da empresa e capacidade de relacionamento. "Numa posição de liderança é muito importante qualidades humanas, que significa também qualidade de se relacionar", afirmou. 

"Ainda mais um líder, sendo um exemplo, (a pessoa) tem que estar muito alinhada com os valores da empresa. Os nossos valores são alicerçados no bem, de cuidar de pessoas [...] Alguém que entenda isso e saiba fazer relacionamento, saiba se conectar com as pessoas [...] na organização, vai ter que fazer isso também com a equipe. Isso daí é o fundamental porque a parte técnica, em muitas áreas, muitas coisas podem ser supridas pela equipe ou por um conjunto de equipes.

NECESSIDADE DE INOVAÇÃO

Outro aspecto relevante, de acordo com ela, é a capacidade de visão de futuro e inovação, incluindo a criação de tendências e novas ideias. 

"A terceira qualidade importante é a capacidade de o líder ter essa visão de futuro, enxergar as tendências. E não só isso, mas de preferência criar uma tendência, criar novas ideias, inovar o mercado, inovar o nosso negócio. Então vai depender muito da capacidade dessa pessoa de se relacionar, de ouvir, de entender as necessidades através das pessoas. A tecnologia nos ajuda a viabilizar de uma forma mais eficiente, enxergar o que não estamos enxergando. Mas, no fim, são as pessoas o mais importante."

DOMINANDO SITUAÇÕES DE CRISE

“Quem viveu bastante sabe que dificuldade faz parte da vida. A gente acaba ficando resiliente”, disse Aoki sobre a necessidade de saber lidar com crises e adversidades. 

"Eu sei que a gente pode não acordar. Então, agradeço todas as manhãs por ter acordado, e por toda a minha família estar aqui, minha empresa, meus amigos, funcionários. A gente acaba ficando resiliente. Os novatos são menos. E você tem que contar isso, eu conto muito. [...] É uma coisa que o brasileiro tem de bom, com tanta inflação, tanta mudança de rota do governo, tantas mudanças que não existem nos outros países. No Japão, você vai lá daqui a 50 anos e é igualzinho. Então, com tantas mudanças, é preciso preparar o pessoal.", disse.

Quem é Chieko Aoki

Nascida no Japão, a Sra. Aoki, como é tratada pelos funcionários da companhia, chegou ao Brasil com os pais aos 6 anos de idade, e mantém uma grande influência da cultura de seu país de origem, tratando a empresa como família. Aos 75 anos, ela comanda desde 1997 a rede que soma hoje 23 hotéis no Brasil.

Aoki, em japonês, significa árvore azul — e por isso a rede de hotéis que fundou foi batizada como Blue Tree. Antes, Chieko foi executiva das redes Caesar Park e Westin Hotels & Resorts. Ela afirma que a longevidade a ensinou que lidar com crises faz parte da vida. Ganhou resiliência também observando a vontade de viver do marido, que sofreu um derrame e passou 17 anos de grandes restrições.

Com informações de O Globo



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES