Chile confirma 1º caso de zika transmitido sexualmente

Mulher de 46 anos é a pessoa em quem foi detectado o vírus.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministério da Saúde do Chile confirmou neste sábado (26) o primeiro caso do vírus zika no Chile transmitido sexualmente - única forma de transmissão do vírus na parte continental do país, devido à ausência do mosquito.

"Uma mulher de 46 anos, parceira de um homem infectado com zika no Haiti" é a pessoa em quem foi detectado o vírus. As autoridades ressaltaram que "este é o primeiro caso documentado de vírus da zika por transmissão sexual no Chile continental, onde não há presença do mosquito Aedes Aegypti, que transmite a doença".

"Até agora, temos confirmado 10 casos de zika em pessoas que contraíram o vírus no exterior e foram notificados no país, oito deles em 2016", disse o comunicado do ministério.

No início de março, o Chile relatou o primeiro caso importado de infecção pelo vírus da zika em uma mulher grávida, cujo filho nasceu há três semanas "clinicamente saudável".

Embora o mosquito transmissor da dengue e da chikungunya não esteja presente no Chile continental, o Aedes existe na Ilha de Páscoa (oceano Pacífico).Não há registro de casos de zika autóctones.

Em 2014, foram notificados 173 contágios, mas nenhum caso de má-formação em fetos se apresentou.O surto de zika e sua potencial associação com má-formações congênitas levou a OMS a declarar uma emergência global. A transmissão local do vírus já foi registrada na maioria dos países da América Latina e do Caribe.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES