Chile opta por modelo nipo-brasileiro de TV digital

O Chile é o quarto país a adotar o sistema --Peru e Argentina também escolheram

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 O governo chileno informou o governo brasileiro que vai adotar o padrão nipo-brasileiro de televisão digital. O anúncio deve ser feito pela presidente Michelle Bachelet nos próximos dias.

O Chile é o quarto país a adotar o sistema --Peru e Argentina também escolheram este modelo. O presidente venezuelano, Hugo Chávez, também afirmou que está na fase final de negociações com Brasil e Japão para a aquisição do sistema de TV digital. O Equador também já disse que estuda utilizar o modelo nipo-brasileiro de televisão digital. Brasil Pouco mais de um ano e meio após seu lançamento, em São Paulo, a TV digital é vista por apenas 3% da população brasileira.

O sistema está presente em 22 cidades/metrópoles, onde se concentram 53% dos 53,4 milhões de domicílios com TV. Nesses domicílios, vivem 95,2 milhões de pessoas, ou 49,8% da população brasileira. A Globo é a rede com maior cobertura digital. Seu sinal cobre 46,5% da população, e chega agora à região Norte, a partir da afiliada Televisão Liberal.

A Record cobre 22% da população, porém está restrita a cinco capitais (SP, Rio, Belo Horizonte, Goiânia e Aracaju). SBT e Rede TV! cobrem 19,4% da população e a Band, 15,7%. A TV digital brasileira estreou oficialmente em 2 de dezembro de 2007, com uma festa para políticos e radiodifusores na Sala São Paulo (centro). Cerca de um ano depois, 0,3% da população tinham acesso ao sinal. A interatividade, divulgada como principal chamariz do sistema para este semestre, só deve chegar efetivamente aos televisores em 2010, segundo o Fórum SBTVD (Sistema Brasileiro de TV Digital). Ainda de acordo com o órgão, existem 1,6 milhão de receptores de televisão digital no Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES