China afirma ter frustrado atentado planejado para Olimpíadas de Pequim

O líder desta região chinesa disse que os dois suspeitos mortos e os outros 15 detidos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dois supostos terroristas mortos em janeiro pela pol?cia chinesa durante opera??o em Xinjiang, regi?o mu?ulmana do noroeste da China, planejavam um atentado que ocorreria nos Jogos Ol?mpicos de Pequim, afirmou neste domingo o secret?rio-geral do Partido Comunista de Xinjiang, Wang Lequan.

"Pelo que se v?, o grupo tinha previsto um atentado contra os Jogos Ol?mpicos", marcados para o per?odo de 8 a 24 de agosto, informou Lequan, paralelamente ? reuni?o anual do Parlamento chin?s em Pequim.

Em declara?es ? ag?ncia Xinhua, o l?der desta regi?o chinesa disse que os dois suspeitos mortos e os outros 15 detidos na mesma opera??o planejavam um ataque contra o evento esportivo. Na interven??o policial, cinco agentes ficaram feridos.

Lequan fez as declara?es no mesmo dia em que o presidente do governo regional, Nuer Baikeli, anunciou que, na sexta-feira passada, os tripulantes de um avi?o da China Southern Airlines evitaram um atentado terrorista no v?o entre a capital de Xinjiang e Pequim.

O avi?o foi obrigado a aterrissar em Lanzhou, capital da Prov?ncia vizinha de Gansu, porque "algumas pessoas tentavam provocar uma cat?strofe a?rea", disse Baikeli, citado pela ag?ncia oficial China Nova. A tripula??o conteve os assaltantes e todos os passageiros ficaram s?os e salvos, afirmou o respons?vel.

A regi?o de Xinjiang, habitada por 20 milh?es de pessoas e integrada majoritariamente por uigures e outras minorias mu?ulmanas, se op?s historicamente ao governo de Pequim e exige mais autonomia.

Em janeiro de 2007, outra opera??o contra uma suposta c?lula terrorista uigur na fronteira com o Afeganist?o concluiu com 18 mortos e 17 detidos.

Pequim afirma que os grupos terroristas dessa zona, que buscam a independ?ncia de Xinjiang, est?o vinculados ? Al Qaeda e s?o treinados em campos da ?sia Central dirigidos pela rede terrorista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES