China anuncia ações militares após idade de Nancy Pelosi a Taiwan

A presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, desembarcou em Taipé na manhã desta terça-feira (2)

Nancy Pelosi | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, desembarcou em Taipé na manhã desta terça-feira (2), marcando uma demonstração significativa de apoio a Taiwan, apesar das ameaças de retaliação da China pela visita.

Por conta da visita, o governo chinês disse que aviões de guerra de Pequim sobrevoaram a linha que divide o Estreito de Taiwan - o que Taipé negou - e monitoraram o trajeto do voo, que saiu da Malásia, a primeira visita de Pelosi na viagem que faz à Ásia.  O Ministério das Relações Exteriores da China alertou sobre o “grave impacto político” da visita.

Houve pelo menos duas respostas do governo chinês a viagem de Nancy para Taiwan : uma do Ministério dos Negócios Estrangeiros e outra do Ministério da Defesa.

A presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, desembarcou nesta terça (2) em Taiwan — Foto: Taiwan Ministry of Foreign Affairs via AP 

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da China disse que a vista da americana é "uma violação severa do princípio de Uma Só China, infringe severamente a soberania e a integridade territorial da China, prejudica severamente a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan, e emite um sinal severamente errado às forças secessionistas da 'independência de Taiwan'".

Já o Ministério da Defesa chinês disse que colocou suas Forças Armadas em alerta e que lançará "operações militares com alvos específicos". De acordo com a agência de notícias Reuters, essas operações serão exercícios que incluirão viagens aéreas e marítimas conjuntas no norte, sudoeste e sudeste de Taiwan, disparos reais de longo alcance no Estreito de Taiwan e lançamentos de mísseis no mar a leste de Taiwan, disse o comando.

A pasta afirmou ainda que a visita terá um "impacto severo na base política das relações China-EUA.

Pelosi chegou a Taiwan por volta das 22h30 no horário local (11h30 de Brasília). Na manhã de quarta-feira (3), ela se reunirá com o governo da ilha e visitará o Parlamento local.  

Com a visita, ela se tornou a primeira representante do alto escalão do governo norte-americano a visitar Taiwan desde 1997.

Nancy Pelosi em reunião com premiê de Singapura, Lee Hsien Loong na segunda-feira (1º) Foto:  Ministry of Communications and Information, Singapore/Anadolu Agency via Getty Images 

“A visita de nossa delegação do Congresso a Taiwan honra o compromisso inabalável dos Estados Unidos em apoiar a vibrante democracia de Taiwan”, disse Pelosi em comunicado logo após o desembarque.

Ela acrescentou que a visita de sua delegação no Congresso, que inclui uma pernoite, está completamente alinhada com a política de longa data dos EUA em Taiwan.

“Nossa visita de forma alguma contradiz a política de longa data dos Estados Unidos, guiada pela Lei de Relações de Taiwan de 1979, os três comunicados conjuntos EUA-China e as Seis Garantias.”

Presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi. / 29/07/2022 REUTERS/Jonathan Ernst 

O voo foi o mais acompanhado do dia no site de rastreamento aéreo Flightradar24, por mais de 100 mil pessoas O avião deixou a capital malaia de Kuala Lumpur às 04h42, no horário de Brasília, e voou para o leste em uma rota que contornava o Mar da China Meridional. Fontes haviam indicado que Pelosi era esperada na capital taiwanesa de Taipé nesta terça-feira (2).

Desde a semana passada, o governo chinês vem fazendo ameaças aos Estados Unidos caso a presidente da Câmara fosse à Taiwan, que Pequim considera parte de seu território e, portanto, entende a visita como uma provocação.

O Ministério das Relações Exteriores chinês afirmou que os EUA “pagariam o preço” se Pelosi fosse a Taiwan. "Os EUA assumirão a responsabilidade e pagarão o preço por minar os interesses de segurança soberana da China — disse a porta-voz da pasta, Hua Chunying.

Singapura

Pelosi chegou a Singapura nesta segunda-feira (1º) para a primeira parada oficial da turnê pela Ásia, onde se encontrou com o presidente do país, o primeiro-ministro e outros altos funcionários.

Nesta terça-feira (2), a mídia estatal da Malásia, Bernama, confirmou que Pelosi e uma delegação do Congresso estava no país para se encontrar com o primeiro-ministro e o presidente do parlamento.

O itinerário da delegação ainda deve incluir escalas na Coreia do Sul e no Japão, mas nenhuma menção foi feita a uma visita a Taiwan oficialmente.

A autoridade dos EUA acrescentou que funcionários do Departamento de Defesa estão trabalhando 24 horas por dia para monitorar qualquer movimento chinês na região e garantir um plano para mantê-la segura.

Durante um briefing regular do Ministério das Relações Exteriores nesta segunda-feira (1º), a China alertou contra o “grave impacto político” da visita planejada de Pelosi à ilha autônoma que a China reivindica como parte de seu território e reiterou que seus militares “não ficarão de braços cruzados” se Pequim sente que sua “soberania e integridade territorial” está sendo ameaçada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES