China registra dia mais quente da história do país, com 52,2ºC

As autoridades chinesas solicitaram à população que ficasse em casa, e houve até água sendo borrifada nas principais vias do país.

Houve até água sendo borrifada nas principais vias do país. | Future Publishing/Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cidade de Sanbao, no noroeste árido da China, registrou o dia mais quente da história. Os termômetros marcaram 52,2°C neste domingo (16), segundo a Administração Meteorológica do país. Um recorde nacional, enquanto incêndios florestais na Europa se intensificam, que deve registrar temperaturas de até 48°C.

Conforme as informações, as autoridades chinesas solicitaram à população que ficasse em casa, e houve até água sendo borrifada nas principais vias do país. A data quebrou o recorde anterior, de 50,6°C, estabelecido há seis anos. Nesta segunda-feira (17), os dois maiores emissores de carbono do mundo, Estados Unidos e China, buscam reacender as conversas sobre as mudanças climáticas.

“Em muitas partes do mundo, prevê-se que hoje seja o dia mais quente já registrado”, escreveu Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), no Twitter.

O calor chegou a tal ponto que a cidade de Turpan, nos arredores de Sanbao, chegou a registrar 80°C na superfície do chão. Os recordes de temperatura ocorreram no mesmo dia em que o enviado especial dos Estados Unidos, John Kerry, visitava o país para discutir os planos mencionados, conforme explicou  a Administração Meteorológica.

As altas temperaturas prolongadas na China estão ameaçando redes elétricas e plantações e levantando preocupações sobre a repetição da seca do ano passado, a mais severa em 60 anos. Carlo Buontempo, diretor do Copernicus Climate Change Service da União Europeia, disse que há um padrão claro de ondas de calor se tornando mais comuns.

“Já estamos em território desconhecido, completamente. Nunca vimos nada assim em nossa memória viva, em nossa história”, disse Buontempo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES