Chuva causa pane e afeta emissão de passaporte no Brasil inteiro

Em janeiro, o sistema central de computadores da PF sofreu duas panes em menos de dez dias

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pela terceira vez no ano, uma pane nos sistemas eletrônicos da Polícia Federal em Brasília paralisa a emissão de passaportes e outros serviços da entidade. O problema afeta todo o país. Segundo a PF, o motivo da pane foi a forte chuva em Brasília neste domingo. A PF em Brasília também está sem internet e, em todo o Brasil, os policiais não têm acesso ao e-mail funcional.

Em janeiro, o sistema central de computadores da PF sofreu duas panes em menos de dez dias, o que afetou o agendamento, a emissão e a entrega de passaportes.

Em um dia normal, são atendidas cerca de 8.000 pessoas, em média, para a emissão de passaporte. Uma peça foi enviada dos EUA para resolver o problema. A PF faz a emissão de cerca de 2 milhões de passaportes por ano. O Estado de São Paulo é responsável por cerca de 40% desse total.

Como a Folha revelou no final de janeiro, a PF não tem um sistema adequado de controle de riscos em seus programas eletrônicos e não cumpre o cronograma para melhorá-lo. A conclusão está no relatório de uma auditoria feita pela CGU (Controladoria-Geral da União) no ano passado.

Segundo o relatório da CGU, há pelo menos três anos a PF não cumpre o cronograma para aumentar o controle de seus sistemas eletrônicos.

Em 2011, após inspeção, a controladoria havia determinado que a polícia criasse um modelo de gestão de riscos de tecnologia da informação.

Na auditoria feita no ano passado, porém, apenas 22% das atividades previstas haviam sido cumpridas. A PF afirmou que faltam verbas para cumprir as determinações.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES