Chuva de domingo registrou 30% do previsto para o mês

Teresina voltou a sentir a força dos temporais que surgiram em janeiro, como aconteceu no domingo, quando o índice pluviométrico chegou a 96,4 mm

Chuva de domingo acumulou 96,5 mm | Efrem Ribeiro
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teresina voltou a sofrer na tarde de ontem com um forte temporal que atingiu todas as áreas da cidade. Os ventos fortes vieram acompanhados de muitos raios e trovões e espalharam, mais uma vez, o caos pela capital piauiense, com ruas alagadas e robustas enxurradas, colocando a vida de muitos teresinenses em risco, como já havia acontecido na noite de domingo.

Neste mês de janeiro, aliás, as chuvas vêm se intensificando e a de domingo foi uma das mais fortes do período. A meteorologista da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMAR), Sônia Feitosa, afirma que o índice pluviométrico deste dia representou 30% do que estava previsto para este mês. A previsão para esta semana é que chova todos os dias, no período da noite.

O índice pluviométrico de domingo foi de 96,4 mm. A meteorologista explica que em termos de capacidade isso significa dizer que em 1 m² de área choveu 96 litros. É dizer que o índice pluviométrico em milímetros significa que em um reservatório com a área da superfície de 1 m² existe a precipitação de uma quantidade de chuva suficiente para elevar o nível desse reservatório em sua medida vertical, sua profundidade, em milímetros.

De acordo com Sônia, este índice é muito alto e esta força dele foi sentida pela população teresinense com casas alagadas, árvores, placas e muros caídos pela cidade. colaboraram com esta situação. Somado à forte chuva, os ventos chegaram a 74,1 km/h e segundo a meteorologista eles seguiam em várias direções.

Previsões da SEMAR apontavam que o índice pluviométrico do mês de janeiro seria de 220 mm. Até agora já choveu 145 mm. Esta chuva dominical representa aproximadamente 66% do que choveu em janeiro até segunda-feira, os 145 mm.

Sônia adverte que apesar do alto índice, a média do trimestre - dezembro, janeiro, fevereiro - que é de 600 mm, deve se cumprir. ?As chuvas devem se comportar dentro da média ou abaixo da média?, explica a meteorologista. Ela afirma que a probabilidade de que esta média aconteça é de 45%; a de que o índice fique abaixo da média é de 35% e apenas os 20% restantes esperam que a quantidade de chuvas ultrapasse a média.

Para esta terça há previsão de chuva durante a noite.Sites de meteorologia apontam 5 mm. Contudo, Sônia adverte que estas previsões não podem ser consideradas ao pé da letra. Pois só é possível prever de fato a quantidade de chuva, pouco antes de acontecer a precipitação. Ela conta que a previsão para domingo era de 14 mm, porém isso não aconteceu e os índice foi quase 7 vezes maior do que esperado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES