Chuvas causam alagamentos, inundações e desabamentos em Fortaleza

A Defesa Civil do Município registrou 87 ocorrências com as fortes chuvas em Fortaleza

Chuvas causam danos em Fortaleza | Diário do Nordeste
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A chuva de 59 milímetros, entre 9 e 15 horas de ontem, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), mostrou mais uma vez o despreparo estrutural de Fortaleza para lidar com esse fenômeno. Foi preciso apenas duas horas de precipitações pluviométricas (47.8 mm, das 9 às 11 horas) para a cidade virar um caos. A Defesa Civil do Município registrou 87 ocorrências, sendo 61 alagamentos, nove inundações, nove riscos de desabamento, cinco desabamentos, dois deslizamentos e um incêndio.

Os desabamentos foram registrados no Centro da cidade (1) e outros quatro nos bairros Castelo Encantado, Quintino Cunha, Maraponga e Planalto Airton Sena. Segundo o coordenador de Emergência e Socorro da Defesa Civil; Luiz Pinho, o maior número de ocorrências foi na Regional V (32), em bairros como Canindezinho (5), Bom Jardim (4) e Planalto Airton Sena (4).

Chama atenção o grande número de ocorrências na área central. Foram nove registros: além do desabamento, foram cinco alagamentos, dois riscos de desabamentos e uma inundação. Após as 17h, a Defesa Civil continuava recebendo ocorrências e tinha duas equipes atendendo a chamados na SER V, correspondente ao Grande Mondubim, e na Regional VI, à Grande Messejana.

Carros boiando no meio da água, desespero, pessoas ilhadas, casas alagadas, engarrafamentos intermináveis, prejuízos e muitos transtornos pelas diferentes ruas e avenidas. No Centro, por exemplo, o Diário do Nordeste flagrou na Avenida Heráclito Graça, próximo ao cruzamento com a Rua Antônio Augusto, o desespero da universitária Priscila Lopes.

A estudante vinha da faculdade acompanhada de mais dois amigos e viu praticamente seu carro ser engolido pelo verdadeiro mar de águas que se formou na avenida. O Palio de placa KKH-4860 ficou completamente molhado e foi resgatado por moradores do local, que retiraram Priscila e seus colegas pela janela.

?Pensei que dava para passar porque de longe deu a impressão que dava para subir na rua e acabei nessa situação desesperadora. O carro está completamente parado e encharcado e agora não sei nem como vou pagar os prejuízos?, conta ela.

Ela não foi a única a ter prejuízos. No mesmo local, pelo menos três veículos ficaram ilhados, com água na altura do trinco das portas - uma D-20 prata no meio da Heráclito Graça, além de um Pegeout 207 e uma Fusca branco estacionados na avenida.

A uma quadra do local, na Rua Ildefonso Albano, o ônibus 26.903 da Viação Maraponga, que faz a linha Antônio Bezerra/Papicu, passou cerca de uma hora e meia parado no meio da água com passageiros dentro devido uma pane. O trânsito no trecho entre as ruas Carlos Vasconcelos e João Cordeiro ficou interditado e foi desviado para as ruas secundárias pelos agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC).

O dia de trabalho no comércio praticamente acabou depois que a chuva começou, por volta das 10h30. Alguns ambulantes na Rua General Sampaio guardaram os produtos e foram embora. Outros resistiram e ficaram com roupas, produtos importados e comidas molhadas. ?Fiquei com todos os bonés e chapéus molhados. A minha sorte é que posso lavar e vender de novo?, disse o ambulante Antônio Celso Silva, que resistiu à chuva e manteve o posto de trabalho.

Em vários pontos da cidade, os problemas eram muitos para motoristas e pedestres. Nas Avenidas Desembargador Moreira e Raul Barbosa, por exemplo, os alagamentos deixaram carros e caminhões parados e, até mesmo, boiando em meio às verdadeiras ?lagoas? que se formavam nas vias. Para se ter uma idéia, na Raul Barbosa, os carros voltavam a todo momento de ré ou alteravam a rota para não ficarem ?ilhados?.

O motorista Adarilam Braga, 28 anos, parou seu veículo, esperou, até que finalmente concluiu que a avenida estava ?sem condições? para ser atravessada. ?Sempre passo por aqui e estava indo a Horizonte para entregar uma encomenda. Fiquei de chegar por volta de 12 e 13 horas. Entretanto, com a chuva, só vou conseguir fazer entrega umas 15 horas. Não posso arriscar a perder o carro com que trabalho? ?.

Ao contrário de Braga, o economista Almir Moura, 45 anos, estava no caminhão em que o motorista decidiu enfrentar o trecho alagado. O veículo ficou ilhado. ?Nunca vi isso aqui. A chuva alagou tudo. Acredito que é preciso um processo de drenagem, pois os esgotos estão entupidos. As ruas estão alagadas e com muitos buracos, está muito difícil andar por Fortaleza?, enfatiza.

No canal do Lagamar, o nível da água do Rio Cocó também estava alto. Tanto que crianças brincavam tomando banho, enquanto os adultos olhavam preocupados a situação. Na Rua Coronel João Carneiro, no cruzamento com a BR-116, o acúmulo era tanto que dificultava a passagem dos pedestres, que apresentam água na altura dos joelhos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES