Chuvas de pré-estação devem começar na próxima semana

As informações são do meteorologista Mainar Medeiros, da Gerência de Hidrometeorologia da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As chuvas de pré-estação deverão começar na próxima quarta-feira(20) na região Sul do Piauí, mas há possibilidade de chuvas isoladas, de magnitude fraca, nesta sexta-feira e sábado na região dos cerrados. As informações são do meteorologista Mainar Medeiros, da Gerência de Hidrometeorologia da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos(Semar).

Segundo Mainar Medeiros, um diagnóstico mais preciso sobre a situação climática no Estado somente será possível a partir da reunião de técnicos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais(Inpe) e do Instituto Nacional de Meteorologia(Inmet) com as regionais estaduais de meteorologia, marcada para a próxima semana.

O meteorologista explica que a elevação da temperatura e o rebaixamento da umidade relativa do ar se deve ao posicionamento do equador térmico com seu pico máximo sobre o Piauí. Existe também a participação do centro de alta pressão e da massa de ar quente e seca, que contribui para a alta taxa de radiação solar diretamente à superfície do solo, redução de vento e nebulosidade.

Esta semana, a Gerência de Hidrometeorologia da Semar registrou chuva e chuviscos em áreas isoladas dentro dos cerrados, ocasionadas pela instabilidade atmosférica que gerou as linhas de instabilidade e dos aglomerados convectivos transportados pela Zona de Convergência do Atlântico Sul.

Medeiros adianta que a predominância da massa de ar quente e seca, no centro de alta pressão e do posicionamento do equador térmico com seu pico máximo sobre os setores norte e central do Piauí vem deixando o tempo claro a parcialmente nublado, com altas taxas de radiação solar expostas diretamente na superfície da terra. Nos últimos dias, as temperaturas extremas ficaram entre 24 graus, a mínima, e 39,5 graus a máxima. A cobertura de nuvens foi um pouco acima da normalidade devido à atividade de instabilidade no Extremo Sul do Piauí. Rajadas de vento com velocidade superior a 10,5 Km/h foram registradas em quase todo o estado. Também foi registrado um grande número de redemoinhos em diversas áreas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES