Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Chuvas devem permanecer irregulares no Piauí

O volume de chuvas reduziu no Piauí mas ainda devem ocorrer de maneira isolada.

Compartilhe

A escassez das chuvas já começa a ser sentida pelos piauienses. O volume das precipitações em maio não deve ultrapassar a média prevista, apesar do mês finalizar o período chuvoso no Piauí. Conforme levantamento do climatologista Werton Costa, até o final deste mês, as chuvas devem permanecer irregulares e a previsão é de que as temperaturas fiquem mais elevadas em períodos diurnos, e nas madrugadas, temperaturas mais amenas registrando abaixo de 21°C.

FOTO: Arquivo JMN

As chuvas em maio já são 50% inferior ao mês de abril. Dados da estação pluviométrica do Cemanden confirmam que em algumas regiões choveu apenas 12mm. “Para termos dados concretos, é preciso esperar o mês fechar para ter a certeza se choveu o esperado. As chuvas de maio por média, representam 50% da carga de abril. A média para Teresina era de 120mm e estamos longe disso de tal modo que agora que atingimos 50mm. Essas chuvas são previstas, mas elas não ocorrem todos dias, há uma irregularidade na distribuição delas neste mês”, esclarece o especialista.

“Existe possibilidade de chuvas para finalizar a média de maio”, observa Werton Costa. Ainda de acordo com o pesquisador, junho não deve haver grandes mudanças, porém, cabe ressaltar que haverá irregularidades espaciais. “Pode ocorrer chuvas extemporâneas em junho no litoral”, afirma. 

Acostumados com os termômetros registrando temperaturas sempre elevadas, a sensação térmica abaixo de 21°C poderá atingir a maioria dos piauienses nos próximos dias, a mudança surpreende. Mas ela tem justificativa e é explicada pela transição de maio para junho que marca o início do inverno no Sul do Brasil que é consequência da massa de ar polar atlântica que transporta ventos frios com baixa umidade e baixas temperaturas chegando ao território piauiense.

Climatologista Werton Costa | FOTO: Arquivo JMN

“O ar polar já atua no país, já temos frente fria esta semana que vai provocar mudanças e essas condições no Nordeste.Especificamente no Piauí, há uma tendência clara que teremos a partir de agora, dias mais secos e quentes com temperaturas mais elevadas que em abril e nas madrugadas teremos temperaturas mais agradáveis registrando com facilidade 24°C, 21°C até menos que isso em municípios do sul do Estado, no Sertão com limítrofes com a Bahia, Pernambuco e Tocantins”, estima o climatologista.

Massa polar traz frio à faixa serradeira no PI


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar