Chuvas devem permanecer irregulares no Piauí

O volume de chuvas reduziu no Piauí mas ainda devem ocorrer de maneira isolada.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A escassez das chuvas já começa a ser sentida pelos piauienses. O volume das precipitações em maio não deve ultrapassar a média prevista, apesar do mês finalizar o período chuvoso no Piauí. Conforme levantamento do climatologista Werton Costa, até o final deste mês, as chuvas devem permanecer irregulares e a previsão é de que as temperaturas fiquem mais elevadas em períodos diurnos, e nas madrugadas, temperaturas mais amenas registrando abaixo de 21°C.

FOTO: Arquivo JMN

As chuvas em maio já são 50% inferior ao mês de abril. Dados da estação pluviométrica do Cemanden confirmam que em algumas regiões choveu apenas 12mm. “Para termos dados concretos, é preciso esperar o mês fechar para ter a certeza se choveu o esperado. As chuvas de maio por média, representam 50% da carga de abril. A média para Teresina era de 120mm e estamos longe disso de tal modo que agora que atingimos 50mm. Essas chuvas são previstas, mas elas não ocorrem todos dias, há uma irregularidade na distribuição delas neste mês”, esclarece o especialista.

“Existe possibilidade de chuvas para finalizar a média de maio”, observa Werton Costa. Ainda de acordo com o pesquisador, junho não deve haver grandes mudanças, porém, cabe ressaltar que haverá irregularidades espaciais. “Pode ocorrer chuvas extemporâneas em junho no litoral”, afirma. 

Acostumados com os termômetros registrando temperaturas sempre elevadas, a sensação térmica abaixo de 21°C poderá atingir a maioria dos piauienses nos próximos dias, a mudança surpreende. Mas ela tem justificativa e é explicada pela transição de maio para junho que marca o início do inverno no Sul do Brasil que é consequência da massa de ar polar atlântica que transporta ventos frios com baixa umidade e baixas temperaturas chegando ao território piauiense.

Climatologista Werton Costa | FOTO: Arquivo JMN

“O ar polar já atua no país, já temos frente fria esta semana que vai provocar mudanças e essas condições no Nordeste.Especificamente no Piauí, há uma tendência clara que teremos a partir de agora, dias mais secos e quentes com temperaturas mais elevadas que em abril e nas madrugadas teremos temperaturas mais agradáveis registrando com facilidade 24°C, 21°C até menos que isso em municípios do sul do Estado, no Sertão com limítrofes com a Bahia, Pernambuco e Tocantins”, estima o climatologista.

Massa polar traz frio à faixa serradeira no PI



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES