Chuvas em Teresina atingem 1.176 milímetros em 2007

Chuvas em Teresina atingem 1.176 milímetros em 2007

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A regi?o de Teresina foi a que mais recebeu chuvas em 2007, conforme levantamento realizado no per?odo compreendido entre janeiro e novembro. Os 12 munic?pios da ?rea sob influ?ncia direta da capital receberam chuvas de 1.176,9 mil?metros com precipita?es quase todas limitadas ao per?odo de fevereiro a maio.

O gerente de Hidrometeorologia da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos H?dricos, Mainar Medeiros, informa que a concentra??o de chuvas em apenas tr?s meses (fevereiro, mar?o e abril) foi um caso at?pico verificado no inverno deste ano. N?o houve precipita??o importante no m?s de janeiro na regi?o mais chovida do Piau?.

O que caracterizou a seca de 2007, na an?lise da Ger?ncia, ? justamente a concentra??o de chuvas em apenas tr?s meses. A partir de maio, quando as chuvas j? foram mais fracas, n?o choveu mais. A regi?o de Teresina recebeu nos demais meses do ano precipita?es sem nenhuma import?ncia nem para a pastagem, nem para agricultura, sequer aumentando o volume de ?guas em a?udes, barragens e riachos.

Ainda no mesmo per?odo, a regi?o que menos recebeu chuvas foi a de Corrente, onde est?o os munic?pios de Cristal?ndia, Gilbu?s, Monte Alegre, Santa Filomena, Barreira do Piau?, Parnagu?, Curimat? e Avelino Lopes. A m?dia regional de todos os meses foi de apenas 305,7 mil?metros, sendo que no m?s de maio choveu apenas 10,4 mil?metros nos nove munic?pios da regi?o.

A partir de junho, n?o choveu mais na regi?o de Corrente. Para Mainar Medeiros, isso ocorreu por causa da concentra??o das precipita?es verificadas apenas no m?s de fevereiro. As chuvas que vieram para a regi?o nos meses de janeiro, mar?o e abril foram de pouca import?ncia. J? em fevereiro, m?s mais chuvoso do ano, a m?dia regional bateu os 283,4 mil?metros.

A seguir as regi?es de Canto do Buriti com 353 mil?metros; S?o Raimundo Nonato com 337,6 mil?metros; e a de Bom Jesus com 5688,8 mil?metros. Na regi?o Norte, mesmo concentradas em fevereiro e mar?o, as chuvas foram mais abundantes, destacando-se a regi?o de Parnaiba com 736,9 mil?metros e em seguida a de Campo Maior com 707,8 mil?metros.

A regi?o de Uru?u? tamb?m recebeu boas chuvas no per?odo de janeiro a abril com maior concentra??o em fevereiro, que recebeu a m?dia 330,3 mil?metros em todos os munic?pios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES