Chuvas ficam mais frequentes com início do verão no Piauí

As chuvas devem acontecer com mais intensidade na região Sul do Piauí

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A estação do verão começou no domingo (22) e segue até março com muita chuva. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou que, desta vez, a estação não sofrerá os efeitos de fenômenos climáticos que possam interferir na quantidade de precipitações.  No Nordeste, predomínio de chuva será acima da média e deve-se confirmar na Bahia, em Alagoas e em Pernambuco, assim como no Sul dos Estados do Maranhão e do Piauí.

O período, de acordo Inmet, caracteriza-se pela elevação da temperatura e dias mais longos que as noites, além de mudanças rápidas nas condições de tempo, como chuva forte, queda de granizo, vento com intensidade variando de moderada a forte e descargas elétricas.

Crédito: Raíssa Morais

Em 2020, o verão não terá a influência dos fenômenos El Niño (aquecimento das águas do Oceano Pacífico) e La Niña (fenômeno caracterizado por esfriamento das águas do Pacífico). Segundo o Inmet, os principais centros internacionais de meteorologia indicam probabilidade elevada de neutralidade e se mantenha ao longo de toda a estação.

“Com a neutralidade do Pacífico Equatorial, outras regiões oceânicas devem ter influência sobre o regime de chuvas durante os primeiros meses de 2020 no Brasil, como a temperatura na superfície do Oceano Atlântico Sudoeste junto à costa do Rio Grande do Sul, Uruguai e Norte da Argentina, e o Atlântico Subtropical, próximo à costa do Nordeste brasileiro”, notificou o Inmet.

"As chuvas devem acontecer com mais intensidade na região Sul do Piauí - e caracterizam o início da estação chuvosa naquela região- ,  e mais precisamente na região Sudoeste, próximo ao Estado do Maranhão. No Semiárido piauiense deve chover, mas em menor intensidade e com chuvas mais isoladas. Até o fim de dezembro as precipitações chegam na região Centro-Norte e em janeiro no Norte do Estado", caracteriza a meteorologista da Semar, Sônia Feitosa.

Nesta estação, segundo o Inmet, a chuva é frequente em praticamente todo o país, com exceção do extremo Sul do Rio Grande do Sul, Nordeste de Roraima e Leste do Nordeste. Nas demais áreas, há possibilidade de que as chuvas fiquem abaixo da média, com temperaturas predominantemente elevadas.  "Até o fim de dezembro, essas chuvas tendem a aumentar no Piauí, mas ainda assim, a tendência é que chova abaixo da média neste mês", informou o prognóstico da meteorologista. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES