Chuvas: Idepi vai intensificar trabalho de monitoramento das barragens

Com base nos relatórios de inspeções, serão programadas ações necessárias para garantir a manutenção e correção nas barragens

Idepi vai intensificar trabalho de monitoramento das barragens no estado | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) vai ampliar a frequência do monitoramento das 15 barragens que estão sob a responsabilidade do órgão. O trabalho será feito antes, durante e após o período chuvoso, ou seja, pelo menos, três vezes por ano.

Entre essas barragens estão a Algodões II, Bezerro, Mesa de Pedra, Salinas e Corredores. Com essa medida preventiva, será possível acompanhar, com mais precisão, o comportamento da estrutura de cada barragem.

Idepi vai intensificar trabalho de monitoramento das barragens - Foto: Ascom

O diretor-geral do Idepi, Felipe Eulálio, destaca que esse trabalho foi iniciado com um ciclo de palestras, voltadas para o treinamento da equipe técnica, que inclui questões sobre barragens, elementos estruturais e de segurança, bem como sobre o preenchimento dos documentos de Inspeção Regular de Barragens da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA).

“A promoção de eventos internos, com palestras e cursos sobre barragens, será uma linha de ação permanente do Idepi, com a finalidade de atualizar a equipe técnica sobre os últimos conhecimentos referentes ao assunto”, explica o gestor do órgão.

Com base nos relatórios de inspeções, o Idepi vai programar as ações necessárias para garantir a manutenção e correção de quaisquer anormalidades que venham a ser detectadas nas barragens.

Trabalho será executado por meio da parceria entre órgãos estaduais

Além do Idepi, esse trabalho de monitoramento será coordenado e executado com o envolvimento de órgãos como Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) e Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec).

Idepi vai intensificar trabalho de monitoramento das barragens - Foto: Ascom

“Essa união entre os órgãos estaduais promoverá um intercâmbio de informações e ações, visando realizar um trabalho de forma integrada e eficiente”, destacou o diretor do Idepi.

Barragens sob responsabilidade do Idepi

Salgadinho – Simões

Corredores – Campo Maior

Piracuruca – Piracuruca

São Vicente – São Miguel do Tapuio

Barreiras – Fronteiras

Bonfim – Bonfim

Salinas – São Francisco do Piauí

Mesa de Pedra – Valença do Piauí

Pedra Redonda – São Francisco de Assis do Piauí

Algodões II – Curimatá

Poços – Itaueira

Poço do Marruá – Patos do Piauí

Estreito – Francisco Macedo

Bezerro – José de Freitas

Emparedado – Campo Maior



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES