Ciclista estava na via quando foi atingido por Thor, diz delegado

Arruda trabalha com a hipótese de que Santos foi atropelado ao cruzar a via

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O delegado Mário Roberto Arruda, responsável pelo inquérito da morte de Wanderson Pereira dos Santos, atropelado na noite de sábado pelo filho do empresário Eike Batista, afirmou nesta quarta-feira que descarta a possibilidade do atropelamento ter ocorrido no acostamento do km 101 da rodovia Washington Luís, em Duque de Caxias (RJ).

Arruda trabalha com a hipótese de que Santos foi atropelado ao cruzar a via. Com isso, a única possibilidade de Thor ser indiciado por homicídio culposo (quando não há intenção de matar) é se os laudos técnicos apontarem excesso de velocidade.

O delegado solicitará novo laudo técnico - perícia de cálculo - para detectar a velocidade real do carro. Dentro de 15 ou 20 dias Arruda deve receber os laudos finais e finalizar o inquérito, a ser encaminhado para a Justiça.

Caso seja comprovada velocidade inadequada, ocorre o que a polícia chama de culpa concorrente, quando ambos têm responsabilidade - Wanderson estaria errado ao atravessar a via naquele ponto. "Aqui é um local que tem muita travessia de gente de bicicleta", afirmou o delegado. Nesse quadro, Thor responderia a homicídio culposo, cuja pena em eventual condenação pode se estender de dois a quatro anos de detenção, além de suspensão ou proibição de se obter a habilitação para dirigir. A pena pode ser aumentada em um terço à metade se acabar demonstrado que houve omissão de socorro. Se comprovado que Thor trafegava dentro da velocidade permitida, a responsabilidade pelo acidente passa a ser inteiramente do ciclista, e o filho de Eike fica livre de qualquer penalização.

O chefe de investigação Humberto Souza revelou que um estudante de Medicina, que não teve a identidade revelada, prestou depoimento e disse ter passado pelo corpo de Wanderson após o atropelamento. Segundo seu relato, o carro de Thor estava a cerca de 100 m de distância.

"Você viu que matou um homem ali atrás?", disse o estudante de Medicina a Thor ao passar por ele. Como resposta, de acordo com a testemunha, Thor disse: "Ele atravessou na minha frente".

Ao deixar a sede da 61ª Delegacia de Polícia, em Xerém, Duque de Caxias (RJ), o filho do empresário bilionário Eike Batista se disse convicto de sua inocência e garantiu amparo a família de Wanderson. "Lamento profundamente a perda do Wanderson, entendo a dor da família, e, mesmo convicto da minha inocência, vou prestar todo o apoio que eles necessitarem."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES