Ciclone deve causar tempestades no Sudeste no fim de semana; veja previsão

Formação ganha força nesta sexta-feira (16) e se afasta do continente. Chuvas podem causar transtornos em São Paulo e no Rio de Janeiro

Ciclone deve causar tempestades no Sudeste no fim de semana; veja previsão | Marcello Casal Jr./Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após dias de instabilidade climática, a chuva persistirá ao longo do fim de semana em todo o Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), os maiores volumes de precipitação devem ocorrer no Sudeste, especialmente entre o litoral norte de São Paulo e a Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Essas chuvas intensas são atribuídas a um ciclone subtropical que está se fortalecendo em alto-mar. Conforme a porta-voz da Climatempo, Maria Clara Sassaki, o ciclone ganhará força nesta sexta-feira (16) antes de se distanciar do continente.

"Essa formação não está associada a uma frente fria. O ciclone se formou depois que uma frente fria passou pelo Sudeste e gerou uma agitação atmosférica. O que fortalece essa formação são as águas quentes do Oceano Atlântico próximo ao continente", detalha.

O INMET emitiu um alerta de "perigo" devido às tempestades intensas no Sudeste do Brasil. O aviso abrange o oeste do Paraná, leste do Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e grande parte dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Nessas áreas, as precipitações podem atingir até 100 milímetros por dia, acompanhadas de ventos fortes, alcançando velocidades de até 100 km/h.

Com o considerável volume de chuvas previsto para o Sudeste, o INMET adverte sobre o risco de queda de árvores e ocorrência de alagamentos na região. A Defesa Civil de São Paulo também emitiu um comunicado para que se preste atenção especial às áreas mais suscetíveis, devido à possibilidade de transtornos. Além disso, conforme informações do órgão, a Baixada Santista e o litoral norte de São Paulo podem enfrentar volumes de chuva superiores a 150 milímetros e 100 milímetros por dia, respectivamente.

CHUVA EM TODO O PAÍS

Apesar dos temporais mais intensos estarem previstos para o Sudeste, os meteorologistas indicam que chuvas são esperadas em todo o país. Nesta sexta-feira, há risco de temporais no Rio Grande do Sul. A Climatempo alerta para grandes volumes de chuva na Região Serrana, além de municípios de Santa Catarina que fazem divisa com o estado, com possibilidade de raios e fortes rajadas de vento.

Na região Sul, a condição de chuva forte persiste até a noite de sábado (17). Prevê-se que o domingo (18) seja de pancadas mais irregulares, com chance de temporais no leste e litoral catarinense.

No Nordeste, também é esperada chuva intensa em boa parte da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, norte do Piauí e norte do Maranhão, podendo atingir volumes de até 100 milímetros por dia.

No Centro-Oeste, as pancadas devem ocorrer de forma mais isolada. O ar quente e úmido predominante na região diminui a condição de chuva em estados como Goiás e Mato Grosso.

Quanto ao Norte, as áreas de instabilidade predominam em toda a região, gerando nuvens carregadas em todos os estados. As chuvas podem ser mais intensas no Acre, Amazonas e Pará.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES