Ciclone extratropical provoca paralisação de voos em São Paulo

Nesta quinta-feira, pela manhã, foram registradas seis arremetidas no Aeroporto de Congonhas.

Aeroporto de Congonhas, em São Paulo | Valter Campanato/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cidade de São Paulo está enfrentando rajadas de vento fortes nesta quinta-feira, 13, devido à presença de um ciclone extratropical na região Sul do país. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura de São Paulo, ao meio-dia, o Aeroporto de Congonhas, localizado na zona Sul da capital paulista, registrou ventos de 72,2 quilômetros por hora (km/h).

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que desde a manhã foram registradas seis arremetidas no Aeroporto de Congonhas devido aos fortes ventos. No entanto, até às 14h45, não havia nenhum voo atrasado. A estação meteorológica de Santana, localizada na zona norte da cidade, também foi afetada por ventos fortes, com rajadas de 70 km/h às 10h. Já no Aeroporto Internacional de Guarulhos (Cumbica), as rajadas atingiram 62,6 km/h ao meio-dia.

A concessionária GRU Airport, responsável pela administração do Aeroporto Internacional de Guarulhos, informou que devido às condições meteorológicas adversas, três voos tiveram suas rotas alternadas para outros aeroportos durante a manhã, mas já retornaram a Guarulhos. Às 15h, o aeroporto estava operando normalmente para pousos e decolagens.

A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta sobre os riscos dos ventos fortes. Árvores podem tombar, plantações podem ser danificadas e a fiação elétrica pode ser derrubada, causando interrupções no fornecimento de energia elétrica e nas comunicações telefônicas. Habitações mal construídas estão suscetíveis a danos, assim como edificações podem sofrer destelhamento.

Diante dessa condição de vento forte, a Defesa Civil recomenda que as pessoas evitem a prática de esportes aquáticos ou atividades influenciadas pelo vento, como surf, windsurf, kitesurf, rapel e rafting. Além disso, é aconselhável procurar abrigo seguro, evitando áreas próximas a árvores ou coberturas metálicas frágeis. Manter distância de janelas, vidros e objetos perfurocortantes também é importante, assim como evitar trabalhos em andaimes e encaixes metálicos.

A orientação é evitar estacionar veículos próximos a cabos elétricos, torres de transmissão, árvores, outdoors e outras estruturas que não pareçam seguras. Além dos ventos fortes, a capital paulista também está enfrentando madrugadas frias nos próximos dias. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de São Paulo decretou estado de alerta para baixas temperaturas em toda a cidade. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas, as próximas madrugadas serão geladas, com a temperatura mínima média chegando a 9°C. Nos bairros mais afastados do centro, as temperaturas podem ser ainda mais baixas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES