Ciclone pode se formar na costa de SP e atingir Sul

Ciclone pode se formar na costa de SP e atingir Sul

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Metsul Meteorologia aponta para a possibilidade de um ciclone subtropical se formar na costa de S?o Paulo entre 48 horas e 72 horas. O fen?meno, que fugiria do padr?o de ciclones extratropicais comumente observados no Pa?s, pode trazer chuvas e ventos fortes para S?o Paulo, Paran?, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Segundo a Metsul, o fen?meno est? em observa??o e sua possibilidade foi confirmada por institutos de meteorologia dos Estados Unidos.

Segundo o instituto, ainda n?o ? poss?vel prever a intensidade do fen?meno, nem suas caracter?sticas e ?reas de abrang?ncia. A Metsul esclarece que a forma??o de ciclones extratropicais - com centros frios - ? comum no Sudeste. Neste caso, o centro poderia ser quente, o que provocaria um fen?meno de maior intensidade.

Segundo o meteorologista Eugenio Hackbart, algumas simula?es computadorizadas indicam a possibilidade deste ciclone apresentar um centro quente (warm core) enquanto, tradicionalmente, as ?reas de tempestade que se formam na costa brasileira t?m centro frio (cold core), recebendo a denomina??o de ciclone extratropical. Sistemas com centro quente, como os que se originam no Caribe, s?o chamados de ciclones tropicais.

O sistema indicado pelo modelos computadorizados para a costa da regi?o Sudeste aponta para o risco de chuva forte entre o norte do Paran? e o Rio de Janeiro, especialmente em S?o Paulo. Uma das ?reas consideradas de maior risco para chuva intensa ? o litoral paulista.

De acordo com a MetSul, simula?es computadorizadas indicam a tempestade no mar, caso o ciclone se forme, avan?ando para o Sul e se afastando da costa brasileira. Outras proje?es, no entanto, deslocam a tormenta para o Sul junto aos litorais do Paran?, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES