Cidadãos de Floriano e região aprendem mais sobre gastos públicos e Controle Social

A etapa regional da Consocial acontece desta vez em Floriano, durante toda esta sexta-feira

Autoriades na abertura da Consocial, em Floriano | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cidadãos comuns e representantes de diversas entidades sociais estão discutindo durante todo o dia de hoje (03) como se pode e deve fazer o acompanhamento da gestão pública. O encontro acontece no município de Floriano, em mais uma etapa regional da Conferência Nacional Sobre Transparência e Controle Social (Consocial). O evento é uma idealização da Controladoria-Geral da União (CGU), com organização estadual da Controladoria-Geral do Estado (CGE) e apoio do governo do Estado e municípios.

O tema da Consocial é ?A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública?. O evento, no Piauí, teve sua primeira etapa em Teresina, em janeiro. Mais encontros regionais irão acontecer, até culminarem na etapa estadual, em abril, e na nacional, em Brasília, que será realizada em maio.

Na manhã desta sexta-feira, participaram do evento o controlador-geral do Estado, Antonio Filho, que representou o governador do Estado, Wilson Martins; Edilson Correia, representando a CGU Piauí; o prefeito de Floriano, Joel Rodrigues da Silva; o controlador-geral do município de Floriano, Leonardo Cabedo, além de representantes da Ufpi, da Sociedade Civil, da Câmara de Vereadores do Município, entre outros.

Como frisou o representante do Conselho das Associações de Moradores de Floriano, Enoque Ramos, o momento da Consocial é histórico. ?Toda a sociedade já começa a entender melhor e a querer discutir controle social, só não sabe muitas vezes como. Aqui, viemos trazer nossos anseios e ideias para que esse controle possa de fato melhorar e temos certeza que sairemos daqui bem representados para a etapa estadual e nacional?, disse.

O vereador Edivaldo Costa concorda que se trata de uma oportunidade impar. Segundo ele, o Brasil, o Piauí e, agora, Floriano, estão participando de um momento realmente especial. ?Quem imaginaria há alguns anos a própria presidência da República convocando uma conferência dessas, sobre transparência, e ainda ter o apoio dos governos e municípios? Pois é o que está acontecendo exatamente agora e devemos aproveitar, como cidadãos, e entender a importância da nossa participação?, disse o vereador, conclamando a todos os cidadãos presentes a divulgarem o que aprenderem no evento.

O município de Floriano, aliás, é um exemplo no que diz respeito à implantação dos mecanismos de Controle. Como destacou o prefeito Joel Rodrigues, já há um Portal da Transparência, assim como uma Ouvidoria e Controladoria no município, o que oferece ao cidadão uma gama de informações que podem possibilitar esse controle. ?Achamos essencial para o governo esta interação com a sociedade, por isso fizemos questão de implantar esses meios?, asseverou.

Todos esses mecanismos, aliás, foram motivos de elogios por parte do Controlador-Geral do Estado, Antonio Filho, que foi o primeiro palestrante da manhã, falando sobre o primeiro eixo temático da conferência, sobre "Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos". ?O cidadão tem que cobrar o seu direito de cidadão e estamos aqui para mostrar quais os mecanismos que eles já dispõem para isso. O Controle não é fácil, mas ele se torna mais difícil ainda se a sociedade não se engajar na fiscalização dos gastos públicos e não for os nossos ?olhos? nesse trabalho?, comenta Antonio Filho, lamentando apenas que, apesar da maior conscientização popular, o Piauí não tenha acesso facilitado À Banda Larga, o que impossibilita o acesso às informações.

Ainda durante a manhã desta sexta, aconteceram mais palestras sobre os demais eixos temáticos da Consocial: sobre "Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública" (ministrada pelo auditor governamental da CGE Darcy Siqueira); "A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle" (ministrada pela representante do CRC, Elisa Barros); e sobre "Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção" (tendo como palestrante o advogado Arimatéia Dantas). Do evento, sairão 42 delegados para participarem da etapa estadual, em Teresina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES