Cidade de Barras evolui com energia elétrica de qualidade

Nas últimas décadas, a cidade vem recebendo vários investimentos. Só na rede elétrica, foi mais de R$1,3 milhão

Barras | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi entre os rios Marataoan e Longá, na região norte do Piauí, que se desenvolveu o município de Barras, hoje o sexto maior do Estado. Com uma população de 47 mil habitantes e localizada a 120 km de Teresina, a cidade é conhecida como "terra dos governadores, dos intelectuais e dos marechais".

Desde a sua fundação, em 1841, seis barrenses chegaram a ser eleitos para esse cargo nos estados do Piauí, Amazonas e Pernambuco. Taumaturgo de Azevedo, que dá nome a uma rua do Centro de Teresina, foi um deles, pois foi governador do Piauí e também do Amazonas.

 Palacete da Casa Rosada de Barras.  | FOTO: Divulgação

Dona Socorro Torres, de 79 anos, é professora aposentada e também faz parte dessa história. Ela foi a primeira mulher eleita vereadora do município, em 1973. "Foi um período de experiência. Como primeira mulher, enfrentei dificuldade. Só tinha homem. Sempre tinha aquela coisa 'ah, porque é melhor'. Naquela época tinha que obedecer os partidos, mas hoje eles têm mais liberdade. Mas eu quebrava essa obediência. Eu fazia o que minha cabeça mandava", conta.

Dona Socorro Torres, de 79 anos, conta sua história no município | FOTO: Helder Felipe

Este ano, Barras completa 181 anos de emancipação política. Andando pelo centro da cidade é possível encontrar vários casarões, conservados até os dias de hoje. Entre os principais está a Casa Rosada, construída em 1924 para abrigar a família Gonçalves. Na década de 70 se tornou a sede da prefeitura municipal.Para Ramon Vieira, professor e estudioso da história de Barras, a Casa Rosada representa um marco para a cidade. "Inicialmente foi construída para ser a residência do Coronel Joca Mota. Foi conhecido por muitos anos com o Palácio das Lágrimas. A família teve que deixar a casa por uma situação política. Depois foi vendida para o Coronel Dico Gonçalves, que morou por algumas décadas, até que ela foi comprada pela prefeitura em 1970, porque era uma casa moderna na época, na administração do prefeito Antenor de Castro Rego. Em 2001, na administração de Joaquim Lucas, ela foi pintada de rosa. A pintura original era verde", revela.

Investimentos e desenvolvimento

Nas últimas décadas, a cidade vem recebendo vários investimentos. Os setores de construção civil, serviço público, comércio e prestações de serviços são os que mais crescem. Só na rede elétrica, serão gastos mais de R$1,3 milhão em melhorias na rede de alta tensão, segundo dados da Equatorial Piauí.

E quem utiliza dos serviços agradece! Como o Manoel Júnior, cabeleireiro há 32 anos, que chegou a morar em São Paulo, mas decidiu voltar para a terra natal. Ele e seu cliente José Lucas, de 70 anos, falaram da relação com a cidade. "Foram 25 anos longe. Aqui trabalhei por 8 anos como cabeleireiro. Então resolvi voltar para atender", aponta.

José Lucas é aposentado e cliente de Manoel Júnior. "Aqui em Barras todo mundo se conhece e se respeita", completa.

Para Luiz Carlos Cardoso, gerente de relacionamento da Equatorial Piauí, as melhorias no fornecimento de energia já estão sendo sentidas pela população. "Fizemos o cadastro para a troca de geladeira velha por geladeira nova para 75 consumidores em Barras e estamos com várias equipes fazendo ações de fortalecimento e melhoria do sistema elétrico na rede de baixa tensão. Isso é motivo de muito orgulho para nós, da Equatorial, que trabalhamos pelo cliente todo dia.", finaliza.

Luiz Carlos Cardoso, gerente de relacionamento da Equatorial Piauí 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES