Cidade de Independência completa 87 anos de emancipação com homenagem

Possui uma área de 3.218,6 km², sendo atualmente o 4º maior município em área territorial do estado do Ceará.

Avalie a matéria:
Independência | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta sexta-feira, 04 de dezembro, marca o aniversário de 87 anos do município cearense de Independência, que recebe homenagem do Governo do Ceará. Formado pelos distritos de Ematuba, Iapi, Independência (distrito-sede), Jandrangoeira, Monte Sinai e Tranqueiras, Independência fica a 310 km de Fortaleza. A economia gira em torno do comércio local. 

Seus limites municipais são Tamboril, Monsenhor Tabosa, Boa Viagem, Pedra Branca, Tauá, Quiterianópolis, Novo Oriente e Crateús. Possui uma área de 3.218,6 km², sendo atualmente o 4º maior município em área territorial do estado do Ceará, mas em população cai para a marca de 73º dentre os 184 municípios cearenses. Sua população atual estimada pelo IBGE 2016 é de 25.962 habitantes.

Existem duas explicações para a origem do nome do município. A primeira diz respeito ao Riacho ou Rio que corta a cidade, mas nunca se soube ao certo se esse rio realmente existe, pois ninguém da cidade ou região conhece tal rio com tal nome. O único rio que corta a cidade é o famoso Rio Cupim. O segundo motivo e o mais provável diz respeito à suas consecutivas perdas do status de município, que por muitas vezes aconteceu, e muitas vezes, consequentemente o município conquistava sua "Independência", mas essa origem também não está totalmente correta, pois quando foi instalado o município pela primeira vez, ainda como vila em 1857, pelo estado do Piauí, foi dada a denominação Villa da Independência, substituindo o nome Povoação de Pelo-Signal. Tanto, que hoje em dia existe um bairro da cidade chamado de Pelo-Sinal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES