Cidade do Ártico passa quase quatro meses sem ver a luz do dia; fotos!

Arquipélago da Noruega, perto do Polo Norte, é conhecido por ser um dos melhores pontos para ver a famosa Aurora Boreal

Cidade do Ártico passa quase quatro meses sem ver a luz do dia | Pixabay
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Svalbard, um arquipélago norueguês situado próximo ao Polo Norte, encontra-se no círculo ártico e é amplamente reconhecido por sua deslumbrante beleza natural, tornando-se um dos destinos mais desejados para observar a Aurora Boreal. Localizado a aproximadamente 560 km da costa da Noruega, o acesso a essa ilha é restrito ao transporte aéreo, com voos disponíveis a partir dos aeroportos de Tromsø ou Oslo. Durante o verão, também é possível chegar a Svalbard por meio de cruzeiros, proporcionando uma experiência diferente aos visitantes.

Devido à sua proximidade com o "topo do mundo", Svalbard experimenta um fenômeno conhecido como Noite Polar, durante o qual o arquipélago fica imerso na escuridão por quase quatro meses consecutivos, sem a presença da luz solar. Durante todo o inverno, o arquipélago permanece imerso em total escuridão, oferecendo a oportunidade de apreciar a Aurora Boreal a qualquer hora do dia. No entanto, as maravilhosas luzes verdes não são a única atração desse lugar.

Cidade do Ártico passa quase quatro meses sem ver a luz do dia - Foto: Noel Bauza/Pixabay 

Além de sua longa temporada de inverno, Svalbard é renomado por abrigar uma significativa população de ursos polares. De acordo com um levantamento feito em 2015, estima-se que existam aproximadamente 1.000 ursos polares no Ártico Norueguês, dos quais cerca de 300 são encontrados especificamente na região de Svalbard. Para efeito de comparação, a população permanente de Svalbard é de aproximadamente 2.500 habitantes

De acordo com a legislação vigente, é exigido que os passeios turísticos em Svalbard sejam conduzidos em grupos acompanhados por guias especializados. Além disso, é obrigatório que os guias possuam porte de arma e habilidades no manuseio de rifles equipados com munição expansiva, comumente conhecida como "dumdum".

No entanto, é importante ressaltar que os ursos polares são uma espécie protegida desde 1973. Portanto, o primeiro disparo deve ser feito para o alto, com o objetivo de assustar o animal. O uso da arma contra um urso polar só é permitido em casos de perigo iminente, uma vez que as leis que punem a morte de um urso podem ser extremamente severas.

Embora seja um deserto gelado, Svalbard oferece uma ampla gama de atividades e atrações para os visitantes. É importante estar ciente de que os preços podem ser elevados, devido à escassez de vegetação, uma vez que apenas 10% da região é coberta por essa vegetação, resultando na importação da maior parte dos produtos consumidos na ilha. Um destaque notável são os passeios de trenó, pois representam um dos principais meios de transporte local. É possível alugar veículos sem a necessidade de uma carteira de habilitação específica. No entanto, é essencial ressaltar que explorar a ilha sem a presença de guias profissionais não é recomendado.

Cidade do Ártico passa quase quatro meses sem ver a luz do dia - Foto: Noel Bauza/Pixabay 

Além das deslumbrantes paisagens naturais, há uma variedade de atividades e atrações para desfrutar em Svalbard. Na cidade de Longyearbyen, os visitantes têm a oportunidade de participar de eventos culturais, festivais e diversas atividades que ocorrem durante todo o ano.

(Com informações do Portal iG)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES