Cidade está há 1 ano e 3 meses sem água no Rio Grande do Norte

Entre estas medidas estão os carros-pipa, porém insuficientes, segundo a população

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No Alto do Oeste do Rio Grande do Norte, o município de Luis Gomes (442 km de Natal) vive colapso no abastecimento de água. Seus quase dez mil moradores estão há um ano e três meses sem água nas torneiras.

O problema começou em outubro de 2011, quando o açude Dona Lulu Pinto, manancial que abastecia o município, secou. De lá para cá, medidas emergenciais vem sendo tomadas pelo município, Estado e governo federal.

Entre estas medidas estão os carros-pipa, porém insuficientes, segundo a população. "Toda vez que tem carro-pipa com água aqui é um verdadeiro corre-corre. Como todo mundo quer água, já houve até briga", comentou a dona de casa, Francisca da Costa, 51.

Ela acrescentou que, por conta do calor, os netos pedem para tomar mais banhos durante o dia, porém, é impossível por conta da escassa água. "À água que as autoridades mandam nem sempre dá. Então, quem tem dinheiro paga para o pessoal que também vende água. Acontece que nem sempre você está com um trocado em casa".

O comerciante Antônio Nunes, 68, acredita que a disputa pela água era grande no início, mas hoje a população já entende a necessidade de cada um regrar a água que tem dentro de casa. "Com o tempo, vamos aprendendo que é preciso sujar menos louça, tomar banho com moderação e quando dá".

Colapso

Por conta do colapso no abastecimento, em um ano foram distribuídos mais de 300 mil litros de água, provenientes das ajudas do município, Estado e governo Federal. A água é distribuída dia e noite pelas mais de duas mil casas do município.

O recém-empossado prefeito de Luís Gomes, Francisco Tadeu Nunes (PPS), disse que o município é o mais sofrido da região do Alto Oeste, mas outras localidades da região também ficam sem água vez por outra.

"O açude de Luís Gomes entrou em colapso e o município também. A zona rural é a mais prejudicada. Um total de 80%, só de plantação, ficou perdido, os gados morreram e a previsão dos institutos de clima não são as melhores. Teremos janeiro e fevereiro sem chuvas e a possibilidade de uma seca ainda pior que a anterior", destacou o prefeito.

Parceria

A expectativa da prefeitura e da população é a adutora do Alto Oeste, cuja obra ficou paralisada por dois anos, e era para ser concluída em dezembro passado. "Temos fé de que a adutora ? quando estiver concluída - resolverá definitivamente nossa situação", afirmou o prefeito.

O secretário de Meio e de Recursos Hídricos do Estado do Rio Grande do Norte, Gilberto Jales, disse que a adutora está sendo construída através de parceria entre o governo do Estado e o Federal para abastecer 26 municípios da região do Alto Oeste e que estará concluída no final deste mês.

"A obra ficou um tempo parada por falta de recursos, mas foi retomada e estamos dando prioridade ao trecho que passa pelo município de Luís Gomes".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES