Cidades do interior concentram maiores índices de empregos do PI

Municípios foram responsáveis por mais de 85% da geração de emprego

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apesar da redução em 0,28% no número de empregos formais no Brasil, o Piauí segue na contramão da estatística nacional. O Estado alcançou, segundo dados referentes ao mês de maio de 2015 do Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged), índices positivos na geração de trabalhos celetistas com vínculo empregatício regido pela Consolidação das Leis do Trabalho.

A curiosidade da pesquisa é que os municípios do interior foram responsáveis por mais de 85% da geração de empregos formais do Estado. União (150 admissões e 87 desligamentos), Barras (47 admissões e 18 desligamentos), Oeiras (63 admissões e 18 desligamentos) e Altos (54 admissões e 35 desligamentos) lideram o ranking de cidades de maiores oportunidades de trabalho.

O prefeito de Oeiras, cidade distante 227 quilômetros de Teresina, Lukano Sá, afirma que o número positivo é reflexo do trabalho de profissionalização desenvolvido na cidade.

"A gestão vem conduzindo o processo de aproveitar a capacidade das pessoas oferecendo cursos técnicos em parceria com programas federais, como o Pronatec.

Isso tudo fortalece o setor produtivo e gera emprego e renda. Também damos uma atenção especial ao setor primário, pois 40% da população de Oeiras vive da agricultura”, conta o gestor.

A Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) também atribui os dados de aumento de empregos nas cidades de União, Altos, Oeiras e Barras ao investimento no ensino profissionalizante do Estado. De acordo com o secretário da pasta, Gessivaldo Isaías, a mão de obra qualificada atrai novas empresas para o Piauí.

“A Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo tem dado uma contribuição nessas cidades que ficam no entorno de Teresina no sentido de qualificar as pessoas”, conta Gessivaldo Isaías.

Outro fator levantado pelo secretário é a questão de isenção fiscal que o governo do Estado tem oferecido à empresas, principalmente às de serviços, como as firmas de telemarketing.

“Esses incentivos atraem empresas e proporcionam um grande crescimento de emprego e renda no Estado”, considera o secretário de Trabalho e Empreendedorismo.

Abertura de empresas estimula novos empregos

Por trás do saldo positivo na geração de empregos no Piauí, há uma forte condição para o estímulo da economia no Estado. Dados da Junta Comercial do Estado apontam que no mês de junho, 1.619 foram abertas, o que demonstra um crescimento de 14% em relação ao mês anterior, que registrou 1.420 novas empresas.

Do total de novos registros, os Microempreendedores Individuais (MEI), com faturamento de até R$ 60.000,00 anuais, respondem por cerca de 80%. Das 129.697 empresas ativas, cerca de 120.156 são micro e pequenas empresas.

Já, no primeiro semestre, o Piauí registrou o crescimento de cerca de 4% na abertura de empresas, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Ainda segundo a Jucepi, de janeiro a junho de 2015, foram constituídas 9.241 empresas, enquanto que no mesmo período, em 2014, foram abertas 8.854. Contribuíram para o crescimento os segmentos Empresário (7.972 constituições), seguido das Sociedades (773), abertura de filiais (449) e outros (47).

Um dos projetos do governo, que é especificamente voltado ao empreendedor piauiense, é a Agência de Empreendedorismo de Teresina (AgE).

Ligada à Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), a Agência presta orientação e assessoria na identificação de oportunidades de negócio, sistematizando e estimulando a divulgação de experiência de empreendimentos e negócios no Estado. A AgE também formaliza o negócio dos seus clientes, acompanha e facilita o acesso ao crédito.

Piauí se destaca pela geração de empregos

O levantamento do Caged aponta que em maio de 2015 foram criados 63 empregos no Piauí. O número equivale a um aumento de 0,02% em relação ao estoque de trabalhadores com carteira assinada do mês anterior.

O resultado faz com que o Piauí seja considerado o 4º estado brasileiro e o 1º do Nordeste no ranking de estados que mais geraram empregos na referida data da pequisa.

O Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados revela que o Piauí é o único Estado do Nordeste a ter saldo positivo na geração de empregos no mês de maio. Enquanto isso os estados vizinhos Ceará e Maranhão apresentaram números negativos.

De acordo com o levantamento, em maio de 2015, os setores de atividade econômica que mais contribuíram para este resultado foram: serviços (+503 postos), serviços industriais de utilidades públicas (+380 postos), agropecuária, (+170 postos), saldos superaram a retração do emprego da Construção Civil que reduziu -1.014 postos de trabalho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES